samsung-4863145_1280-1.jpg

Aplicativos Android levaram usuários a sites de phishing

Grupo de quatro aplicativos, com mais de 1 milhão de downloads no total, está listado na Google Play Store e foi infectado pelo malware HiddenAds
Da Redação
03/11/2022

Um grupo de quatro aplicativos, com mais de 1 milhão de downloads no total, está listado na Google Play Store e foi infectado pelo malware HiddenAds. Os aplicativos, publicados pela desenvolvedora Mobile apps Group, seriam o “Bluetooth Auto Connect”, “Driver: Bluetooth, Wi-Fi, USB”, “Bluetooth App Sender” e “Transferência móvel: smart switch”.

A descoberta foi feita por especialistas em segurança da Malwarebytes, que publicaram um alerta sobre a ameaça na terça-feira, 1º. “Nossa análise desse malware começa com a descoberta de um aplicativo chamado Bluetooth Auto Connect”, escreveu a equipe. “Após o atraso inicial, o aplicativo malicioso abre sites de phishing no Chrome.”

De acordo com a Malwarebytes, o conteúdo dos sites de phishing varia, sendo alguns sites inofensivos usados ​​para produzir pay-per-click (pague por clique) e outros sites de phishing mais perigosos que tentam enganar os usuários. “Por exemplo, um site inclui conteúdo adulto que leva a páginas de phishing que informam ao usuário que ele foi infectado ou precisa realizar uma atualização”, escreveu a empresa.

Veja isso
Adwares no Google Play e App Store: 13 milhões de downloads
Adware é ameaça mais significativa para Android

A Malwarebytes explicou que as abas do Chrome permanecem abertas em segundo plano, mesmo quando o smartphone está bloqueado. “Quando o usuário desbloqueia o dispositivo, o Chrome abre com o site mais recente. Uma nova guia é aberta com um novo site com frequência e, como resultado, desbloquear o telefone após várias horas significa fechar várias guias. O histórico do navegador do usuário também será longo lista de sites de phishing desagradáveis.”

De acordo com o comunicado, a evidência de comportamentos maliciosos detectados pela equipe indica que as ferramentas maliciosas são mais do que apenas adware ignorando a detecção do Google Play Protect. “Com uma grande dose de ofuscação e sites de phishing, este é claramente o malware que conhecemos como trojan HiddenAds”, alertou a Malwarebyte. “Graças à nossa equipe de suporte e a nossos clientes, conseguimos rastrear esse malware.”

O alerta surge dois meses depois que o NCC Group detectou uma versão atualizada do malware móvel SharkBot ressurgindo na Play Store do Google.

Compartilhar:

Últimas Notícias