logo-2297855_1920.jpg

Hackers roubam em Portugal documentos da Otan

O governo português foi informado do incidente em Agosto de 2022 pela embaixada dos Estados Unidos
Da Redação
08/09/2022

O governo de Portugal está investigando as informações segundo as quais documentos de suas relações e operações com a Otan foram roubados e estão sendo vendidos na dark web. O governo foi informado do incidente em Agosto de 2022 pela embaixada dos Estados Unidos. Hoje às 12h37, horário de Brasília, o Ministério da Defesa Nacional publicou uma nota intitulada: “Ministério da Defesa Nacional averigua todos os indícios de potencial quebra de segurança informática”.

Veja isso
Vodafone Portugal sofre ataque; serviços saíram do ar
Grupo Lapsus$ anuncia intrusão em ativos da Globant

A nota diz: “O Ministério da Defesa Nacional averigua todos os indícios de potencial quebra de segurança informática. Essas ações ocorrem em estreita coordenação com as entidades nacionais responsáveis pela cibersegurança. As averiguações são conduzidas pelo Gabinete Nacional de Segurança, com o qual o Ministério da Defesa Nacional e as Forças Armadas trabalham em estreita articulação. Dada a sensibilidade destes processos, o Ministério da Defesa Nacional não se pronuncia sobre casos concretos”.

Segundo o jornal Diário de Notícias, de Lisboa, fontes que acompanham o caso, existiriam “à venda na darkweb centenas de documentos enviados pela Otan a Portugal, classificados como Secretos e Confidenciais”.

Na próxima semana, segundo o Diário de Notícias, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, que supervisiona o Gabinete Nacional de Segurança, e o próprio diretor-geral do Gabinete, vice-almirante Gameiro Marques, responsável pela segurança das informações classificadas enviadas para o país, irão à sede da Otan em Bruxelas para uma reunião, representando o primeiro ministro António Costa.

Compartilhar:

Últimas Notícias