Russos invadiram bolsa Nasdaq

Paulo Brito
18/07/2014

Russos invadiram bolsa NasdaqA agência de inteligência oficial da Rússia está sendo acusada pelo governo americano de invasão da infra-estrutura de computadores da bolsa de ações Nasdaq em 2010 e de ter plantado uma ‘bomba relógio digital’ em seus servidores, segundo reportagem da Bloomberg publicada hoje. Embora prejudicial, o incidente não comprometeu dados ou operações da bolsa de acordo com Joe Christinat, um porta-voz da instituição.

Em outubro de 2010, depois de detectada uma intrusão suspeita, várias agências (FBI, NSA, CIA, Departamentos de Defesa, Tesouro e Segurança Interna – Homeland Security) iniciaram uma investigação. As conclusões do FBI e da NSA foram inicialmente diferentes, mas em meados de 2011 os investigadores começaram a concluir que a invasão era russa e que os russos não estavam apenas tentando sabotar a Nasdaq: queriam clonar o modelo, para incorporá-lo em suas bolsas ou para aprender como funciona.

Os investigadores concluíram que o ataque era russo por causa de uma espécie de assinatura do malware: o pessoal da NSA tinha visto uma versão usando uma seqüência de configuração especial, projetada e construída pela FSB (Federal Security Service), agência de espionagem da Rússia. Mas descobriram coisa pior: o malware continha funcionalidade projetada para criar o caos dentro da rede de computadores, como uma bomba-relógio digital, capaz de derrubar a bolsa.

Compartilhar:

Últimas Notícias