O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) selecionou um quinto algoritmo de criptografia que deve ser capaz de suportar o poder de computação dos computadores quânticos. O algoritmo HQC servirá como backup para um algoritmo chamado ML-KEM (Module-Lattice-Based Key-Encapsulation Mechanism Standard). ML-KEM era anteriormente conhecido como CRYSTALS-Kyber. Os quatro primeiros algoritmos já foram anunciados no ano passado.
Leia também
NIST publicará algoritmos pós-quânticos em semanas
IBM anuncia computador quântico 50X mais rápido
ML-KEM é citado pelo NIST como o principal algoritmo para criptografia de dados resistente a quantum. Se o ML-KEM contiver uma vulnerabilidade que o torne vulnerável a ataques de computadores quânticos, o HQC pode ser usado como uma alternativa. Este algoritmo é baseado em outra abordagem matemática chamada ‘ códigos de correção de erros ‘.
Esse conceito tem sido usado em segurança da informação há décadas, de acordo com o NIST. HQC é um algoritmo mais longo que requer mais poder de computação. A operação segura convenceu os revisores de que é uma escolha valiosa de backup, continuou o NIST. Um padrão preliminar com HQC será apresentado em um ano, com a versão final prevista para 2027.