NIST publicará algoritmos pós-quânticos em semanas

Da Redação
23/05/2024

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST) lançará quatro algoritmos criptográficos pós-quânticos nas próximas semanas, disse Anne Neuberger, principal conselheira cibernética da Casa Branca, na segunda-feira.

A transição está sendo feita na apreensão do que é chamado de computador quântico criptograficamente relevante (CRQC), um dispositivo teoricamente capaz de quebrar a criptografia “que está na raiz da proteção dos segredos de segurança corporativos e nacionais”, disse Neuberger. O NIST fez um anúncio preliminar dos algoritmos em 2022.

A publicação dos novos algoritmos do NIST é uma proteção contra adversários que coletam os tipos de dados mais confidenciais atualmente, acrescentou Neuberger.

Um porta-voz do NIST disse ao Recorded Future News: “O plano é lançar os algoritmos neste verão. Não temos nada mais específico para oferecer neste momento.”

Mas a publicação dos algoritmos não é o último passo na transição para um mundo da computação resistente à computação quântica. O NCSC alertou que na verdade é apenas o segundo passo no que será “um empreendimento muito complicado”.

Em última análise, a segurança dos sistemas criptográficos de chave pública depende da dificuldade matemática de fatorar números primos muito grandes – algo que os computadores tradicionais consideram extremamente difícil.

A boa notícia, segundo o NCSC, é que embora os avanços na computação quântica continuem a ser feitos, as máquinas que existem hoje “ainda são limitadas e sofrem com taxas de erro relativamente altas em cada operação que realizam”, afirmou a agência.

Mas o NCSC alertou que “no futuro, é possível que as taxas de erro possam ser reduzidas de tal forma que possa existir um grande computador quântico de uso geral”, mas é “impossível prever quando isso poderá acontecer”.

Compartilhar:

Últimas Notícias