fraude no comércio eletrônico

Americanos perderam US$ 8,8 bilhões com fraudes em 2022

Da Redação
24/02/2023

A Federal Trade Commission (FTC), agência do governo dos EUA que investiga contratos comerciais e dados fiscais de empresas e pessoas físicas, divulgou nesta quinta-feira, 23, que os americanos perderam quase US$ 8,8 bilhões em vários tipos de golpes em 2022, o que representa um aumento de mais de 30% nas perdas com fraudes na comparação com o ano anterior. Em 2021, os americanos também relataram perdas de mais de US$ 5,8 bilhões com fraudes, outro aumento maciço, de mais de 70%, em relação a 2020.

A FTC disse que 2,4 milhões de consumidores relataram ter perdido dinheiro para golpistas, a maioria deles vítima de golpes em compras online ao longo do ano passado.

As cinco principais categorias de fraude também incluem golpes envolvendo prêmios, sorteios e loterias, investimentos e oportunidades de negócios e empregos. “Os consumidores relataram perder mais dinheiro com golpes de investimento — mais de US$ 3,8 bilhões — do que qualquer outra categoria em 2022. Esse valor é mais do que o dobro do relatado em 2021”, disse a FTC. “A segunda maior perda relatada foi proveniente de golpes de impostores, que gerou prejuízos de US$ 2,6 bilhões, acima dos US$ 2,4 bilhões em 2021.”

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A FTC adicionou 5,1 milhões de relatórios de consumidores ao seu banco de dados online seguro em 2022, o Consumer Sentinel Network (Sentinel), com mais de 1,1 milhão de relatórios de roubo de identidade arquivados por meio do site IdentityTheft.gov da FTC. A agência também revelou no mês passado que quase 70 mil pessoas relataram perdas recordes, de US$ 1,3 bilhão, com golpes de romance.

A FTC observa que os dados, no entanto, refletem apenas uma fração do dano real infligido por golpistas, dado que a maioria das fraudes nunca é denunciada.

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