Adoção de ferramentas de segurança aumenta, diz relatório

Da Redação
17/02/2023

Um relatório da fornecedora de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) Okta aponta que as políticas de confiança zero e novos tipos de ferramentas de segurança estão tendo o uso cada vez mais difundido. O estudo detalha o uso de aplicativos e as tendências de segurança entre sua ampla base de usuários. Entre as tendências identificadas, o relatório constatou que as políticas de segurança de confiança zero se tornaram mais comuns e a adoção de uma ampla gama de ferramentas de segurança aumentou acentuadamente.

A pesquisa foi feita com 17 mil clientes Okta em todo o mundo e descobriu que o uso de confiança zero entre eles aumentou de 10% há dois anos para 22% hoje, indicando que que o conceito é mais popular do que se imagina e que uma ampla faixa do mercado ainda existe para ser capturado, de acordo com o relatório.

As empresas de tecnologia são as líderes na adoção de confiança zero, diz a Okta, com 34% implantando ao menos um sistema em uma configuração de confiança zero e 7%, implantando dois. O setor financeiro e bancário também é uma área para implantações de confiança zero, com 26% usando ao menos uma configuração de confiança zero e 5% com duas.

Veja isso
Ransomware BlackByte ignora maioria das ferramentas de EDR
Faltam ferramentas e pessoal para as organizações

As ferramentas de segurança, desde gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) até aplicativos de treinamento, são cada vez mais vendidas em todos os setores, segundo o relatório da Okta. Ferramentas de VPN e firewall, sem surpresa, foram a maior categoria, com 31% de crescimento ano sobre ano.

No entanto, os aplicativos de gerenciamento e segurança de terminais ficaram logo atrás, com um crescimento de 25%. O aplicativo individual com crescimento mais rápido entre os usuários da Okta no ano passado, de acordo com o relatório, foi o Kandji, um aplicativo MDM para iOS e Mac. Esse aplicativo ganhou 172% mais clientes no ano passado.

Também crescendo rapidamente foram as vendas de ferramentas de treinamento de segurança como KnowBe4 e Proofpoint Security Awareness Training, que aumentaram 436% nos últimos quatro anos. À luz do aumento de ataques de ransomware, esse número é totalmente compreensível. As ferramentas de monitoramento de infraestrutura e acesso ao servidor também estão em ascensão, registrando 66% e 75% de crescimento em clientes nos últimos dois anos, respectivamente.

Compartilhar: