startup-593326_1280-1.jpg

Salário dos CISOs nos EUA e Canadá desacelera; viés é global?

Da Redação
13/10/2023

Os níveis de remuneração dos CISOs estão crescendo mais lentamente em relação aos últimos anos, ao mesmo tempo em que os orçamentos das empresas destinados à segurança cibernética e segurança da informação estão mais deflacionados neste ano. O aumento médio dos salários do executivos foi de 11% nos últimos 12 meses, que o representa uma redução de 14% na  comparação com o ano anterior.

Os dados são de uma pesquisa conjunta da consultoria de segurança da informação IANS Research e a empresa de recrutamento Artico Search. Para a pesquisa foram entrevistados mais de 600 executivos de segurança dos EUA e do Canadá entre abril e agosto deste ano.

O levantamento revela ainda que 20% dos CISOs não receberam nenhuma aumento — o dobro do período anterior — e os chamados bônus de retenção e pacotes de opções ações ou ações por desempenho foram recebidos por apenas 12% (abaixo de 21% nos 12 meses anteriores) e 8% (abaixo de 24%), respectivamente.

“Aumentos de remuneração proporcionais não estão se estendendo para os quartis [trimestres] médio e inferior do mercado. Esperamos que os CISOs busquem mudanças como resultado [desse cenário] — algo evidenciado por 75% dos entrevistado que disseram estar considerando uma mudança de emprego nos próximos 12 meses”, disse Nick Kakolowski, diretor sênior de pesquisa da IANS no relatório da pesquisa. 

A IANS Research e a Artico Search divulgaram também “Relatório de Referência do Orçamento de Segurança – 2023”, compilado em setembro. De acordo com o estudo, os orçamentos de segurança aumentaram 6% “após aumentos de dois dígitos em 2020 e 2021”. Mais de um terço dos CISOs (37%) “relataram orçamentos de segurança estáveis ou em declínio, ano a ano”.

“Mais de um terço dos orçamentos de segurança são normalmente dedicados à remuneração de pessoal, portanto, quando os orçamentos são apertados, isso tem um reflexo na remuneração do CISO”, diz Steve Martano, sócio e recrutador executivo da prática cibernética da Artico Search. “Isso explica, em parte, os aumentos de remuneração menores do que o normal”

Veja isso
Salário de profissional de segurança pode superar R$ 40 mil
Profissionais de cyber estão sem reajuste salarial há 12 meses

Segundo ele, até que o mercado se abra com mais opções, é recomendável que os CISOs trabalhem em sua capacidade de mercado, fortalecendo sua marca pessoal, elevando sua competência em visão de negócios e sua presença executiva para se posicionar fortemente com potenciais empregadores.

A realidade da situação é que, embora a remuneração do CISO não esteja aumentando tão rápido quanto nos anos anteriores, ela ainda está crescendo num ritmo mais rápido do que o orçamento geral de segurança — e esse mesmo pacote de compensação está tirando ainda mais do orçamento de segurança.

Em vez de “fortalecer sua marca pessoal”, a maioria dos CISOs provavelmente está mais preocupada com um problema bem conhecido do CISO: como fazer mais com menos.A pesquisa de remuneração para os diretores de segurança da informação não aponta que desaceleração dos níveis de remuneração  seja uma tendencia global, apesar de os orçamentos das empresas destinados à segurança venham sendo reduzidos ano após ano. Para ter acesso ao estudo original, em inglês, basta clicar aqui.

Compartilhar: