EGC 5.0 lança cartilhas com dicas de segurança na internet

Material faz parte do planejamento da 5º edição do Exercício Guardião Cibernético, promovido pelo Comando de Defesa Cibernética, que acontece na primeira semana de outubro em Brasília
Da Redação
29/09/2023

Como parte preparatória da 5º edição do Exercício Guardião Cibernético (EGC 5.0), promovido pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), que acontece na primeira semana de outubro em Brasília, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e outros órgãos envolvidos estão realizando campanhas de conscientização sobre segurança e higiene cibernética.  

Nesse sentido, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.Br) disponibilizou uma série de cartilhas com informações e dicas para uso seguro da internet. O material pode ser acessado na página: https://cartilha.cert.br/guardiao/

Os guias estão divididos em grupos temáticos: como tornar o acesso à sua conta mais segura através do processo de autenticação; como evitar a perda de dados pelo emprego de backup; como tornar o acesso ao banco via internet mais seguro;  uso seguro de tablets e celulares; medidas para identificar e evitar a infecção de sistemas por códigos que podem ser utilizados para aplicação de golpes; redução de danos em caso de furto de celular; dicas e ações para o trabalho remoto; uso de redes sociais e ações contra phishing e outros golpes aplicados pela internet.   

As cartilhas podem ser usadas e compartilhadas livremente e são uma importante ferramenta na difusão de conhecimento sobre segurança na internet

Veja isso
Exército seleciona parceiros para o Guardião Cibernético 2022
Começa o Exercício Guardião Cibernético 4.0

O exercício Guardião Cibernético é o maior treinamento de defesa cibernética do hemisfério sul. Uma das participantes é a Atech, empresa do Grupo Embraer, que levará para o evento o seu Sistema de Defesa Aérea – SDA, solução que simula o monitoramento do espaço aéreo, recriando um ambiente com características militares, onde vulnerabilidades são inseridas para serem exploradas por atacantes (Red Team) e mitigadas por defensores (Blue Team).

Uma das principais características do Exercício Guardião Cibernético é sua ênfase na cooperação entre os diferentes segmentos operadores de infraestruturas críticas. Durante o exercício, são apresentados os desafios conhecidos como Problemas Cibernéticos Simulados (PCS), que frequentemente afetam mais de uma infraestrutura crítica. As soluções apresentadas pelas equipes participantes são minuciosamente analisadas, proporcionando uma oportunidade única para aprimorar a resiliência cibernética em cenários complexos e multifacetados.

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)