A migração de código, um processo crítico na manutenção de aplicativos de software, é um desafio que o Google diz ter superado esse desafio, oferecendo um novo processo passo a passo e um kit de ferramentas comum no qual grandes modelos de linguagem (LLMs) encontram arquivos que precisam ser alterados. A empresa já diz que seu processo acelerou as migrações em 50%.
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“Essa abordagem tem o potencial de mudar radicalmente a maneira como o código é mantido em grandes empresas”, diz um grupo de autores do Google Core e do Google Ads em um novo “relatório de experiência” descrevendo essa abordagem: “Ela não só pode acelerar o trabalho dos engenheiros, mas também tornar possíveis esforços que antes eram inviáveis devido ao enorme investimento necessário.” Segundo o artigo, as características do código do Google são
- Bases de código grandes e maduras (mais de 20 anos).
- É preciso acompanhar as demandas empresariais por agilidade em um ambiente externo competitivo.
- É necessário manter o código e usar novas estruturas etc. para verificar as demandas atuais de recursos.
- A qualidade e a agilidade do desenvolvimento de software são diferenciais no mercado, embora o que esses PAs oferecem em seus mercados não seja um produto de software propriamente dito.
Em sua Seção IV, o artigo aborda um estudo de caso do Google Ads: “O negócio do Google Ads é um dos maiores do mundo e é construído em uma base de código de mais de 500 milhões de linhas de código. A base de código do Ads usa vários IDs que eram de 32 bits, mas precisam ser convertidos para 64 bits para evitar cenários de rollover negativos que podem causar interrupções. Com o uso da abordagem baseada em LLM (veja os detalhes na Seção IV ), estamos no caminho certo para atingir nossas metas de migração, superando a métrica de sucesso de 50% ou mais de aceleração“.
Com base no sucesso da experiência do Ads, segundo os pesquisadores, “o número de diferentes iniciativas de migração em torno do Google tem aumentado”.