Serviço de distribuição de água no Reino Unido sofre ciberataque

Da Redação
16/08/2022

A empresa britânica South Staffordshire PLC, controladora da South Staffs Water e da Cambridge Water, distribuidoras de água no Reino Unido, comunicou ontem ter sofrido um ataque cibernético em seus recursos de TI, sem esclarecer quais tenham sido – mas provavelmente foram suas redes e servidores, é claro. A declaração foi publicada após adivulgação de notícias segundo as quais o grupo de ransomware Cl0p teria invadido a rede “de uma empresa de água”.

Apesar da invasão ter sido confirmada, não houove criptografia de servidores. No entanto, o grupo exige da empresa o pagamento de um resgate pela “devolução” dos dados e alega continuar presente na rede. O Cl0p alega, ainda, ter acesso aos sistemas SCADA (controle e supervisão). A empresa contesta a alegação.

Veja isso
Ataque a serviço de águas de São Leopoldo destrói backups
Ransomware na empresa de águas de Mato Grosso do Sul

O grupo acreditava ter invadido a empresa Thames Water – maior empresa de distribuição de água do Reino Unido – e alegou em seu anúncio ter baixado arquivos que somam 5TB de dados. Foi publicada pelo grupo uma coleção de documentos, incluindo imagens de passaportes, capturas de tela de interfaces de usuário e planilhas que foram atribuídas erroneamente à Thames Water, embora os documentos mostrassem claramente conexão com a South Staffs Water (SSW).

O post do grupo diz: “A Thames Water fornece grande parte dos serviços críticos de água para pessoas e empresas. Empresas como essa têm muita responsabilidade e nós entramos em contato com ela e dizemos que elas têm brechas muito ruins em seus sistemas. Todos os sistemas. Passamos meses no sistema da empresa e vimos evidências em primeira mão de práticas muito ruins. Esta empresa só quer dinheiro e não oferece um serviço confiável. É melhor economizar uma libra para que a administração possa fazer com que os bônus e o preço das ações se saiam bem. Perderam o caminho quando só se concentraram nas finanças”.

Compartilhar: