O X/Twitter sofreu sua terceira interrupção global desta semana, afetando usuários no mundo todo. Os problemas começaram às 9 da manhã (horário de Brasília), com muitos usuários ao redor do mundo relatando dificuldades para acessar certas páginas no X, incluindo problemas com o aplicativo e com a página de login, de acordo com o Downdetector.
O observatório da internet Netblocks.org confirmou que o X estava enfrentando interrupções internacionais não relacionadas a interrupções ou filtragem da internet em um país específico. A Netblocks relatou problemas no X também no dia 20, terça-feira passada, e no dia 22, quinta.
Por volta das 15h de hoje, dia 24, a redação do CISO Advisor recebeu um email de um hacker aparentemente brasileiro e que se autodenomina Azael, dando conta de que ele e mais duas pessoas foram responsáveis pelo ataque, com um fluxo da ordem de um terabit contra todos os subdomínios da empresa.
Abaixo, o texto do e-Mail, que veio finalizado com um link para um post no X, em conta cujo nome inclui a string “azael”. O post exibe uma tela que aparentemente é da plataforma que disparou o ataque, indicando a sua volumetria.
Informo que, em 24/05, realizamos um ataque de grande escala contra a plataforma X, envolvendo um ataque DDoS com capacidade superior a 1 Tb/s. A operação visou todos os subdomínios do serviço, especialmente aqueles que ainda não estavam protegidos por soluções de mitigação de tráfego, como a Cloudflare.Nosso objetivo foi expressar nossa insatisfação diante dos recentes banimentos sem justificativa e da ausência de respostas por parte da equipe de Elon Musk. Apesar de outros grupos também estarem realizando ataques na mesma ocasião, conseguimos gerar uma instabilidade significativa na plataforma, atingindo seu funcionamento normal.
O mesmo hacker já anunciou ataques a outras organizações públicas brasileiras como o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal Regional Federal 3 (São Paulo), Superior Tribunal de Justiça e outras organizações como Petrobrás e Aeroporto Internacional de Guarulhos. Nas últimas semanas ele anunciou ataques à Autoridade Eleitoral de Portugal, Vale S/A, Anatel, Unicamp e Governo do Espírito Santo.
Coincidência ou não, por volta do meio dia de hoje Elon Musk, o dono do X, declarou num post que vai focar mais em suas empresas do que na política.