
Apesar do gigantesco número de pessoas que utilizam o whatsapp no dia-a-dia (e conheço muitas) não vi nenhuma preocupada com privacidade em relação ao aplicativo. As pessoas abrem o telefone, leem, respondem e pronto. O que nem todos sabem é que já existe uma porção de outros aplicativos cuja tarefa é justamente espionar o Whatsapp, especialmente para a plataforma Android.
Se alguém pegar o seu smartphone Android e instalar um treco desses, já era! A pessoa que instalou ou mandou instalar vê praticamente tudo o que você faz por meio da internet, usando um computador, um tablet ou mesmo outro smartphone – tanto faz. E o que ela pode ver? Com o spyapp, por exemplo:
– localização do telefone (e histórico do trajeto – veja bem por onde você anda)
– gravação de chamadas (não fale mal da sogra, alguém pode ouvir depois)
– escuta do ambiente (significa que o microfone pode estar ligado mesmo que você não esteja numa ligação. Não adianta dizer que está saindo do supermercado se você está no boteco)
– leitura de torpedos enviados e recebidos (opa!)
– monitoramento de Facebook, Skype, Gtalk, E-Mails (xiiiii…)
Com a versão gratuita você tem:
- histórico da localização
- alerta de troca de chip
- informações do aparelho espionado
- envio de comandos via torpedo para, por exemplo, ligar e desligar o GPS
Tá bom ou quer mais?
Isso você consegue baixando o aplicativo para teste gratuito por uma semana ou um mês e depois paga de 20 a 200 dólares, dependendo dos recursos que escolher. Em resumo: se você está interessado em privacidade, esqueça o Whatsapp. E se estiver interessado em segurança mesmo, caia fora do Android.
That’s all Folks