businessman-3446136_640.jpg

Visita de Nancy Pelosi deflagra ciberataques a Taiwan

O site da presidência foi apenas um dos atingidos ontem por ciberataques
Da Redação
03/08/2022

O governo de Taiwan informou que ciberataques com origem no exterior derrubaram ontem o site da presidência da República pouco antes da chegada da deputada Nancy Pelosi (Democrata, Califórnia). A deputada é a mais alta autoridade americana em visita a Taiwan desde 1997. Taiwan é uma ilha com governo autônomo que a China considera seu território. Entre 1949 e 1971 ela foi membro da ONU.

O site da presidência foi apenas um dos atingidos ontem por ciberataques: houve um ataque de DDoS simulando um tráfego 200 vezes maior do que o usual, deixando o servidor fora do ar durante 20 minutos. Foi atacado também o site do Ministério das Relações Exteriores, que retornou à normalidade na manhã de hoje.

Veja isso
Criptografia do Prometheus é quebrada por app de Taiwan
Holding do Wall Street Journal atacada por grupo ligado à China

Hackers invadiram também a rede das lojas de conveniência 7-Eleven na Ásia exibir uma mensagem em chinês dizendo à “belicista” Nancy Pelosi para “sair” de Taiwan. A China mostrou demonstrou sua irritação com o fato anunciando atividades militares com tiros reais em torno da ilha – algumas dessas atividades dentro da fronteira náutica de 12 milhas, disseram analistas de defesa.

Num comentário compartilhado com o CISO Advisor, o especialista em cibersegurança e inteligência Robson Silva confirmou que “com o aumento das tensões geopolíticas, econômicas e cinéticas entre China e Taiwan, o ciberespaço também anda com elevadas tensões. No dia de ontem os principais sites do governo de Taiwan sofreram várias inatividades por meio de alguns ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) e nos últimos instantes atores de ameaça se infiltraram nas lojas de conveniência para exibir mensagens assustadoras sobre Nancy Pelosi. Dessa forma, os fatores geopolíticos, estratégicos, de relações internacionais e econômicos impactam diretamente sobre a saúde e segurança do ciberespaço. Diante desse cenário, é imprescindível a presença da inteligência e contrainteligência cibernéticas. Principalmente para fornecer informações acionáveis para tomadas de decisão e realizar análises de riscos sobre possíveis impactos ao business das empresas que podem ser afetadas pelas tensões”.

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)