Vem aí “Estratégia nacional de combate ao crime cibernético”

Iniciativa é da Febraban e do Ministério da Justiça, foi anunciada na tarde de hoje e já está em andamento
Da Redação
10/09/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos )e o Ministério da Justiça anunciaram na tarde de hoje o início das discussões para a criação de uma “Estratégia Nacional de Combate ao Crime Cibernético”. A informação consta de uma nota divulgada para o mercado às 17h pela Febraban.

Segundo a nota, a iniciativa tem o “objetivo de aprimorar o combate aos crimes eletrônicos e cibernéticos no país”. Para isso, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Isaac Sidney, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, já iniciaram tratativas que levem à criação da Estratégia Nacional de Combate ao Crime Cibernético.

Veja isso
Febraban: em 2020 bancos gastaram em cyber R$ 2,5 bi
Ministério da Justiça notifica Zoom por suspeita de vazar dados

A ideia do novo fórum é seguir os moldes da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que tem apresentado resultados de êxito desde sua criação em 2003.

A proposta é ampliar a identificação e repressão dos responsáveis pelos crimes, expandir o conhecimento técnico das forças de segurança e promover a cooperação permanente entre agentes públicos e privados.

Para isso, o instrumento deverá ser um conjunto de plataformas de compartilhamento de dados de fraudes por meios digitais, apoio à capacitação das forças de segurança em temas de cibersegurança e fraudes digitais, utilizando para isso inclusive o laboratório de Cibersegurança da FEBRABAN. Além disso, a iniciativa incluirá campanhas de conscientização para a população sobre os riscos cibernéticos e fraudes.

A decisão de iniciar as discussões em torno do novo fórum foi tomada em encontro realizado na sede da Febraban nesta sexta-feira, dia 10 de setembro.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest