[ 273,274 page views, 120,004 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.086 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Vazamento da Embraer traz detalhes da venda do Super Tucano para Nigéria

Das quatro grandes pastas vazadas por hackers que operam o RansomExx, com mais de 200 documentos obtidos com o ataque aos sistemas da Embraer, em uma delas, que contém 22 arquivos em PDF, há o detalhamento do “Nigeria Program”, acordo comercial com o país africano para a compra do A-29 Super Tucano, principal caça de ataque leve e treinamento avançado da fabricante brasileira, como já havia antecipado o CISO Advisor. Ao todo, foram dez pastas vazadas na dark web.

O programa da Força Aérea da Nigéria envolve a compra de 12 aeronaves A-29 Super Tucano que estão sendo produzidas em Jacksonville, na Flórida, em parceria com a Sierra Nevada Corporation.

Entre os dados vazados estão mensagens em inglês trocadas com fornecedores de peças e componentes do avião militar e regulamentos sobre confidencialidade entre diferentes empresas. Há também fotos do interior de uma cabine de avião, e ainda uma pasta com o título “Pessoas”, que traz várias tabelas em Excel com dados de funcionários como nome, CPF, telefone e dia e mês de nascimento.

Um dos pacotes de arquivos parece conter material relativo ao desenvolvimento de um simulador de vôo destinado a pilotos do Tucano.

Veja isso
Análise do RansomEXX indica que atacante do STJ teve tempo
Ataque hacker vaza dados e afeta operações da Embraer

Em 30 de novembro, a Embraer divulgou fato relevante informando que havia sido alvo de um ataque cibernético aos seus sistemas, que resultou no vazamento de dados da empresa. No comunicado, a empresa informava que o ataque foi identificado em 25 de novembro, deixando indisponível o acesso a apenas um único ambiente de arquivos da companhia.

A Embraer também disse que, diante do ocorrido, havia dado início a uma investigação, com o isolamento de alguns de seus sistemas. Até agora a empresa não informou sobre o andamento das investigações e ainda não se pronunciou sobre os vazamentos.