Uma atualização de software pode foi a responsável pelos problemas no serviço de DNS oferecido pela Akamai a seus clientes, ocorridos durante a tarde principalmente na costa leste dos EUA: segundo o jornal The Washington Post, empresas como UPS, USAA, Home Depot, HBO Max e Costco foram afetadas. Os sites da British Airways, GoDaddy, Fidelity, Vanguard e AT&T carregavam lentamente afirmou o jornal. A rede ABC informou que ficaram inacessíveis também FedEx, Delta Airlines, HSBC e McDonald’s.
O incidente ocorreu às 12:46, horário de Brasília. Pelo Twitter, a Akamai informou “A Akamai está com uma interrupção de serviço. Estamos investigando ativamente o problema e faremos uma atualização (deste comunicado) em 30 minutos”.
Em outro tuíte, uma hora depois, a empresa informou que o problema havia sido resolvido, informando: “às 15:46 UTC de hoje, uma atualização de configuração de software disparou um bug no systema de DNS, o sistema que direciona browsers para websites. Isso causou a interrupção impactando a disponibilidade de alguns websites de clientes”.
Veja isso
Oracle Cloud fica inacessível após problema com seu DNS
Microsoft explica por que Office 365 ficou inacessível
A interrupção durou perto de uma hora, informou a empresa: “Ao reverter a atualização da configuração do software, os serviços retomaram as operações normais. A Akamai pode confirmar que este não foi um ataque cibernético contra a plataforma da Akamai”. A empresa pediu desculpas aos clientes “pelo transtorno causado. Estamos revisando nosso processo de atualização de software para evitar interrupções futuras”.
