

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC), Unochapecó, anuncia que reforçou sua segurança cibernética com duas soluções da Palo Alto Networks: o firewall de próxima geração (NGFW) e o gerenciamento de segurança de rede. O resultado é visibilidade da rede e controle de aplicativos e ameaças da Internet nas redes de seus campi. A implementação garante informações confidenciais e registros escolares dos alunos, além de apoiar a transformação digital da instituição.
A Unochapecó tem uma relação estreita com a tecnologia para o ensino, sendo pioneira no Brasil no uso de aplicações hoje usadas por inúmeros centros de estudo, diz Lissandro Hoffmeister, diretor de TI da instituição. “Garantir esse ambiente de rede é de extrema importância para nós”, explica. “Tanto para o aumento de produtividade quanto para qualidade de ensino dos alunos, o ponto mais importante é a segurança da informação, já que a Unochapecó possui os dados de mais de 30 mil pessoas formadas na instituição, e essas informações de arquivo precisam ser preservadas”.
Antes de adotar soluções da Palo Alto Networks, a Unochapecó enfrentou o desafio de proteger um modelo de infraestrutura de rede desatualizado, que exigia gerenciamento manual de conteúdo, tornando quase impossível para a universidade gerenciar e registrar páginas com conteúdo proibitivo. Para proteger melhor as informações de mais de 8 mil alunos, professores e administradores, a equipe de TI da Unochapecó precisava criar um ambiente educacional de TI que fosse flexível, automatizado, rápido e seguro.
A Unochapecó adquiriu e implantou um Firewall de Próxima Geração PA-5020, para altos níveis de throughput com segurança avançada e controle granular, bem como o Panorama, que fornece gerenciamento centralizado, controles abrangentes e visibilidade profunda de ameaças de segurança e tráfego de rede.
O sistema de segurança suporta o uso misto, com alunos e professores que utilizam vários dispositivos, diferentes sistemas operacionais e modelos de computadores, em locais públicos, salas de aula e setor administrativo. Esse controle de acesso prático é importante para o andamento das atividades acadêmicas, como também para manter a segurança das informações da Universidade diz o gestor de TI. O gerenciamento centralizado em Chapecó também controla o campus de São Lourenço do Oeste.
A aquisição foi facilitada pela TechDEC, parceiro de canal da Palo Alto Networks. O parceiro ainda trabalhou com todos os testes preliminares, PoC (Prova de Conceito) e a garantia homologada com o fabricante.