
A Unimed de Brusque, cooperativa de trabalho médico que opera na região de Brusque, Santa Catarina, sofreu um ataque destrutivo de ransomware que prejudicou seus serviços. O ataque teria ocorrido uma semana atrás, prejudicando a organização no atendimentos de cooperados. Um comunicado publicado no Instagram informou “Instabilidade nos canais de comunicação”.
Leia também
FunkSec utiliza IA para impulsionar ransomware
Ransomware na principal operadora de Namibia
O CISO Advisor tentou contato por telefone e por e-mail com a Unimed Brusque mas não obteve resposta. O comunicado da Unimed Brusque no Instagram afirma que havia instabilidade também no agendamento de exames e nas autorizações, o que indica pane no sistema.
Nos últimos anos, vários grupos de ransomware alegaram ataques a Unimeds no Brasil. O grupo RansomExx alegou ter atacado a Unimed de Belém; o Medusa alegou ter atacado a Unimed de Blumenau (veja explicação da Unimed Blumenau abaixo); o Lockbit e o Trigona alegaram ter atacado o domínio nacional “unimed.coop.br”; e o Rhysida alegou ter atacado a Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo.
Ao contestar a versão inicial desta notícia, a Unimed Blumenau, a cooperativa escreveu na mensagem ao CISO Advisor: “Gostaríamos de informar que foi publicada, em 17/02/2025, uma matéria no site Ciso Advisor mencionando um suposto ataque cibernético à Unimed Blumenau (https://www.cisoadvisor.com.br/unimed-brusque-sofre-ataque-destrutivo/). Na época em que foi noticiado tal informação atrelando um vazamento de dados a Unimed Blumenau, realizamos diversas verificações internas, confirmamos que essa informação é incorreta e infundada. Não houve, em nenhum momento, qualquer ataque cibernético à nossa organização, e a alegação de que fomos alvo de um incidente de segurança é totalmente falsa. Pedimos a gentileza de que a matéria seja corrigida ou retirada de sua plataforma, uma vez que está gerando confusão e danos à reputação da Unimed Blumenau. Agradecemos pela atenção e esperamos uma pronta retificação dessa informação. Caso necessitem de mais detalhes ou informações para corrigir a publicação, estamos à disposição para fornecer os esclarecimentos necessários”.