Unicamp comunica invasão em sistemas da Diretoria Acadêmica

Paulo Brito
24/01/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Mas a Reitoria admite que o problema pode ter acontecido também em outras áreas. Todo o site da Diretoria Acadêmica (https://www.dac.unicamp.br) está inoperante

A assessoria de comunicação da Unicamp publicou às 16h30 de ontem uma nota de três parágrafos dando conta de que a Universidade detectou a invasão de alguns sistemas e o vazamento de dados privados. A invasão foi detectada, inicialmente, em sistemas da Diretoria Acadêmica, mas a Reitoria admite que o problema pode ter acontecido também em outras áreas. Neste momento (22h54 de 23 de Janeiro de 2020) todo o site da Diretoria Acadêmica (https://www.dac.unicamp.br) está fora do ar. A Diretoria Acadêmica é o órgão central da Universidade, responsável pelo registro e controle de todas as atividades da administração acadêmica, em todos os níveis de ensino. Entre outras atividades, ela organiza, controla, orienta e dirige as atividades de atendimento ao público, matrículas, alteração de matrículas, inscrições de estudantes especiais, remanejamentos internos de cursos, emissão do Cartão Universitário e manutenção dos arquivos.

A Unicamp não é a única universidade brasileira atingida por ataques de hackers do mundo inteiro. Federais, estaduais e também particulares espalhadas pelo país todo são alvejadas diariamente com ataques de negação de serviço e desfiguração de páginas. O site Zone-h (https://zone-h.org) tem centenas de registros de incidentes desse tipo.

A Unicamp tem uma Equipe de Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação (Computer Security Incident Response Team – CSIRT Unicamp), que é responsável por receber, analisar, processar e responder aos incidentes de segurança em computadores da rede da Unicamp. A equipe atua em parceria com os administradores de sistemas e de redes, tratando sobre questões relativas à segurança da informação. No entanto, a página do CSIRT até agora não contém qualquer informação sobre o incidente. Sua última publicação é de 2017.

A nota publicada pela Reitoria da Unicamp diz o seguinte:

A Unicamp identificou nesta quinta-feira (23) violações em alguns de seus sistemas computacionais, com consequente vazamento de dados privados. O problema foi detectado pela Diretoria Acadêmica (DAC), mas pode ter afetado outros sistemas da Universidade. O incidente já foi reportado às autoridades competentes.

A Coordenadoria Geral de Tecnologia de Informação e Comunicação (CITIC) da Unicamp designou uma equipe para identificar as causas do incidente e a extensão dos danos. Medidas de contingência já estão sendo tomadas e não é necessária, por ora, nenhuma ação por parte dos usuários.

A Unicamp manterá a comunidade informada sobre os avanços nas investigações e no trabalho de contenção dos danos. Os usuários serão comunicados caso haja necessidade de alguma ação individual.

Reitoria da Unicamp

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest