Ucrânia registra pior ataque cibernético de sua história

A Ucrânia sofreu o maior ataque cibernético aos sistemas do governo já registrados até hoje, segundo a vice-primeira ministra Olga Stefanishyna. A operação de sistemas-chave do Ministério da Justiça foi temporariamente suspensa como resultado do ataque conduzido por hackers russos. Os hackers alegaram ter destruído todos os dados aos quais obtiveram acesso, incluindo cópias de backup armazenadas em servidores na Polônia.

Leia também
NotPetya: Merck vence ação de US$ 1,4 bilhão contra seguradoras
União Europeia formaliza apoio à cibersegurança da Ucrânia

Stefanishyna disse que o ataque cibernético levou à suspensão temporária da operação dos Registros Unificados e Estaduais sob o Ministério da Justiça da Ucrânia. Foi determinado que o ataque foi organizado por hackers russos com o objetivo de interromper o funcionamento de serviços governamentais importantes: “Agora mesmo, junto com a equipe e especialistas de outros serviços, estamos coordenando esforços para conter o ataque cibernético e restaurar os sistemas. Já está claro que o ataque foi conduzido pelos russos para interromper a operação de infraestrutura crítica do estado.”

O tempo estimado para a primeira fase de restauração será de até duas semanas . “Detalhes sobre o fornecimento de serviços aos cidadãos estarão disponíveis amanhã ao longo do dia”, relatou Stefanishyna. “Estamos mantendo a situação sob controle e fazendo tudo o que for necessário para a pronta restauração de todos os serviços”, acrescentou.

Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro da Inovação, ministro da Transformação Digital da Ucrânia, acredita que o papel da segurança cibernética no mundo moderno é frequentemente exagerado. “Fala-se muito sobre isso, mas poucos conseguem apresentar casos reais de ameaças cibernéticas na realidade”, disse Fedorov em 2019.