Ucrânia: governo e bancos atingidos com DDoS

Ucrânia diz que sites do governo e bancos foram atingidos por ataque de negação de serviço
Da Redação
15/02/2022

Vários sites do governo ucraniano e sistemas bancários do país ficaram temporariamente inacessíveis aos usuários na tarde de terça-feira. Mas até agora não está claro quem estava por trás da interrupção e a intenção geral. Também houve relatos da polícia cibernética ucraniana na manhã de terça-feira desmascarando uma onda de mensagens SMS falsas enviadas a cidadãos ucranianos alegando que os serviços de caixa eletrônico estavam inativos.

A interrupção, que afetou o site do Ministério da Defesa ucraniano e os Serviços Armados, bem como dois grandes bancos ucranianos, Privatbank e Oschadbank, foi resultado de um ataque digital de negação de serviço, de acordo com várias agências governamentais ucranianas. As reportagens rapidamente geraram preocupação, especialmente devido aos avisos contínuos do governo dos EUA de que a Rússia poderia lançar um ataque cibernético maciço impactando a infraestrutura crítica na Ucrânia, como comunicações ou bancos, antes de uma invasão.

Veja isso
Ucrânia diz ser alvo de ‘onda massiva de guerra híbrida’
Inglaterra faz alerta para risco de guerra cibernética

Os invasores digitais visaram os serviços online das organizações para impedi-los de funcionar corretamente, mas a invasão ficou muito aquém de qualquer tipo de ataque cibernético maciço – que normalmente envolveria manipulação visível de conteúdo nos sites, penetração de servidores ou aparente roubo ou destruição de dados ou dispositivos.

O Ministério da Defesa compartilhou em um tweet que recebeu um volume incomumente alto de solicitações para carregar o site, sugerindo que os invasores estavam inundando os servidores com solicitações ilegítimas na tentativa de sobrecarregá-los e impedir que os cidadãos acessassem o site. O Serviço Estatal de Comunicação Especial e Proteção de Informações da Ucrânia, que estava liderando uma investigação recente sobre uma campanha de destruição de dados e desfiguração de sites ligada a hackers russos no mês passado , publicou um comunicado afirmando que “há um poderoso ataque DDoS em vários recursos de informação da Ucrânia”, embora também tenha notado que, na noite de terça-feira, os serviços bancários já foram restaurados.

Com agências de notícias internacionais

Compartilhar:

Últimas Notícias