Ucrânia entra para o centro de defesa cibernética da Otan

Ucrânia foi aceita como participante contribuinte do CCDCOE, o Centro de Excelência em Defesa Cibernética Cooperativa da OTAN
Da Redação
08/03/2022

As 27 Nações que patrocinam o Comitê Diretor do o Centro de Excelência em Defesa Cibernética Cooperativa da Otan (CCDCOE) concordaram com a adesão da Ucrânia ao órgão, como Participante Contribuinte. A decisão foi tomada na 30a reunião do Comitê Diretor, na última sexta-feira. A votação foi unânime.

O CCDCOE é um centro de conhecimento cibernético credenciado pela Otan, instituição de pesquisa e instalação de treinamento e exercício. É uma organização militar internacional, com sede em Tallinn, Estônia, e concentra-se na pesquisa aplicada interdisciplinar, bem como em consultas, treinamento e exercícios no campo da segurança cibernética.

Veja isso
Delegação dos EUA vai à Estônia discutir cibersegurança
Panorama da guerra cibernética entre a Rússia e a Ucrânia

“A presença da Ucrânia no Centro aumentará o intercâmbio de conhecimentos cibernéticos entre a Ucrânia e os países membros do CCDCOE. A Ucrânia poderia trazer valioso conhecimento em primeira mão de vários adversários dentro do domínio cibernético para ser usado em pesquisas, exercícios e treinamento”, enfatizou o coronel Jaak Tarien, diretor do Centro de Excelência em Defesa Cibernética Cooperativa da Otan.

A adesão da Ucrânia foi colocada em votação no Comitê Diretor do CCDCOE depois que o governo do país enviou uma carta para confirmar seu interesse em ingressar no CCDCOE como Participante Contribuinte. O Centro já havia aceitado entre seus membros outros países que não participam da Otan.

“A capacidade e o conhecimento vêm da experiência, e a Ucrânia definitivamente tem uma experiência valiosa de ataques cibernéticos anteriores para fornecer valor significativo ao CCDCOE da Otan. A Estônia, como nação anfitriã do CCDCOE, tem sido um parceiro de longo prazo da Ucrânia no aprimoramento de sua capacidade de segurança cibernética e resiliência cibernética e congratulamo-nos com a decisão dos membros do CCDCOE de concordar com a adesão da Ucrânia”, comentou o Ministro da Defesa da Estônia Kalle Laanet.

Com agências de notícias internacionais.

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)