O governo da Ucrânia está convocando voluntários do submundo hacker para ajudar a proteger a infraestrutura crítica do país e para executar missões de espionagem cibernética contra as tropas russas, informou o BusinessToday citando a agência Reuters, que ouviu funcionários do governo. A convocação de voluntários apareceu em fóruns de hackers na manhã de hoje, à medida em que tropas russas se aproximam da capital, Kiev. “Comunidade cibernética ucraniana! É hora de se envolver na defesa cibernética de nosso país”, dizia o post, pedindo a hackers e especialistas em segurança cibernética que preenchessem um registro num formulário do Google Docs listando suas especialidades.
Veja isso
Onda de ataques DDoS tiram do ar sites de ministérios da Ucrânia
Ucrânia revela plano para destruir dados em servidores
No fórum de cibercriminosos Raidforums, já foram banidos todos os usuários cujas conexões tenham origem na Rússia a partir de hoje. Yegor Aushev, cofundador de uma empresa de segurança cibernética em Kiev, disse à Reuters que escreveu o post a pedido de um alto funcionário do Ministério da Defesa que fez contato com ele na manhã de hojoe. A empresa de Aushev, a Cyber Unit Technologies, é conhecida por trabalhar com o governo da Ucrânia na defesa de infraestrutura crítica.
Outra pessoa diretamente envolvida no esforço confirmou que o pedido veio do Ministério da Defesa na manhã de quinta-feira. Representantes do Ministério da Defesa da Ucrânia não responderam a um pedido de comentário. Um adido de defesa da embaixada da Ucrânia em Washington disse que “não pode confirmar ou negar informações dos canais do Telegram” referindo-se à plataforma de mensagens móveis e se recusou a fazer mais comentários.
Com agências de notícias internacionais