Há um vazamento de dados da plataforma de entregas Uber Eats, com a exposição de credenciais de clientes e entregadores, afirma a empresa de segurança Cyble Research em seu blog de hoje. Pelas informações disponíveis, ainda não é possível confirmar se há dados de brasileiros no vazamento. Existem dados de pessoas com e-mail aparentemente dos Estados Unidos, México e Polônia. O Uber Eats é uma plataforma americana de pedidos e entrega de alimentos online, lançada pelo Uber em 2014 e com sede em San Francisco, Califórnia. Em 2018, a empresa faturou US$ 1,46 bilhão.
Veja isso
Vazamento do Hurb expõe mais de 20 milhões de dados de clientes
Vazamento de dados do Vakinha expõe 4,8 milhões de usuários
A exposição e vazamento dos dados foi descoberta por pesquisadores da Cyble Research em inspeção de rotina nos fóruns da dark web. Em post no seu blog a empresa informou que “durante o processo de nosso monitoramento contínuo de darkweb e deepweb, o Cyble Research Team encontrou um agente de ameaças que vazou registros de usuários do Uber EATS”.
Segundo a empresa, “há um total de nove arquivos em formato TXT sendo expostos pelo agente de ameaças, que contém detalhes sobre os entregadores, sobre parceiros de entrega e sobre clientes do Uber EATS” (veja imagem abaixo).
Nos arquivos, segundo os pesquisadores, existem dados detalhes de cem entregadores, incluindo credenciais de login, nome completo, número de contato, detalhes de viagens, detalhes do cartão bancário e data da criação da conta por exemplo (veja imagem abaixo).