car-1281640_1280.jpg

TÜV Rheinland vai certificar cibersegurança veicular na Alemanha

Empresa, que tem atuação global em cibersegurança, irá homologar itens e sistemas voltados para ameaças digitais em veículos
Da Redação
22/04/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A Autoridade Federal de Transporte e Automóvel da Alemanha (Kraftfahrt-Bundesamt, KBA) escolheu a TÜV Rheinland, fornecedora global de serviços de teste que atua no Brasil, como uma das principais empresas para homologação dos sistemas de gerenciamento de segurança cibernética (CSMS), que têm como objetivo proteger todo o veículo, infraestrutura e equipamento contra ameaças. 

A segurança cibernética em veículos será um dos principais desafios para os fabricantes e fornecedores nos próximos anos. E as empresas alemãs devem atender às normas estabelecidas pela Unece (Comissão Europeia para o Desenvolvimento Econômico da Europa), em especial as normas UN-R 155, UN-R 156 and UN-R 157, que definem o framework de cibersegurança para veículos.

Veja isso
Trend Micro analisa vulnerabilidades em carros conectados
29 cenários já ameaçam a segurança dos carros conectados

Com isso, fabricantes locais podem solicitar certificações e aprovações para a empresa, que oferece suporte especializado em cibersegurança. Segundo a TÜV Rheinland, seu portfólio de serviços cobre todas as fases do ciclo de vida de um veículo, desde a concepção, passando pelo desenvolvimento e produção, até a fase de final de uso. “Com base em nossa ampla experiência em homologação e cibersegurança bem-sucedidas, podemos oferecer aos nossos clientes uma solução completa para homologação de cibersegurança de veículos”, afirma Holger Hütz, gerente de campo de negócios globais, engenheiro e aprovação de tipo da TÜV Rheinland.

Com a designação da TÜV Rheinland como certificadora, a empresa já tem iniciado suas primeiras auditorias de certificação CSMS e testes de aprovação com fabricantes de veículos e sistemas. Projetos vinculados à UN-R 156 (atualizações de software) e à UN-R 157 (Automated Lanekeeping Systems, ou Sistemas de Assistência de Faixa) já estão em execução.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório