Muitos sites estão enviando desde terça-feira passada avisos a seus usuários sobre a insegurança causada pelo “heartbleed”, um problema no protocolo de segurança OpenSSL. Alguns recomendam que você mude a senha. É preciso um duplo cuidado com esse assunto: neste momento há uma verdadeira pandemia de troca de senhas pelo mundo por causa do problema e claro que os bandidos estão se aproveitando disso e enviando pedidos falsos. Muita gente vai acreditar e cair em phishings dos mais diversos tipos. Falsas ameaças também podem estar circulando. O tal do “heartbleed” é um problema de muitas conexões entre o seu computador e servidores da internet, mas NÃO EM TODAS. E ninguém – mas ninguém mesmo – consegue dizer se a sua senha foi capturada ou não. Também ninguém consegue dizer se alguma vez, alguma senha foi capturada.
O que os técnicos descobriram é que há uma grande possibilidade de que dados importantes sejam furtados por causa da existência do “heartbleed”. Como os grandes sites (como Yahoo e Google) já consertaram isso, não há problema na conexão com eles. Com os outros, talvez.
De todo modo, cuidado com os pedidos de troca de senha: confira direitinho quem envia e pense duas vezes antes de digitar.