Troca de presentes pelas redes sociais compartilha informações confidenciais dos participantes

Paulo Brito
30/12/2015
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Trata-se de uma corrente que os termos de serviço do Facebook, Instagram e Reddit

A Avast, fornecedora de software antivírus representada no Brasil pela ŠtítyTecnologia, divulgou um alerta sobre a brincadeira que propõe a troca de presentes em valores monetários entre os participantes do Facebook, Instagram e Reddit. O foco desta corrente é o público feminino e as mensagens são, na verdade, iscas para atrair o maior número de participantes para a falsa brincadeira.

As mensagens identificadas variam o texto, mas no geral convidam as mulheres para entrar em uma “secret sister gift exchange” (algo como amiga secreta em inglês) e convidar amigas a participar. Para isso é necessário comprar um “gift” (presente) no valor de $ 10 ou mais, para depois receber 36 gifts no mesmo valor em troca. A mensagem “garante” que tudo é online sem a necessidade de ir até à agencia dos correios.

A fraude tem foco nos Estados Unidos, mas os especialistas em segurança da Stity Tecnologia consideram que esta ameaça possa ser replicada em vários países. As correntes que atraem pessoas para a coleta de dinheiro é uma ameaça antiga e já provocou muitos prejuízos aos participantes há algumas décadas. Hoje com as tecnologias online o alcance da fraude é maior e pode envolver milhões de pessoas enganadas pela facilidade de ganhar dinheiro rápido e fácil.

“Mesmo que já existam serviços online que se propõem a oferecer amigo secreto pela Internet, o usuário deve analisar os riscos deste tipo de atividade. O melhor é não participar de qualquer brincadeira que envolva a compra de presentes de valor monetário. Isto porque fornecer dados bancários e de cartões de crédito através de sites que não tenham sua reputação reconhecida é um risco alto”, orienta Marco Rodrigues, especialistas da Štíty Tecnologia.

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest