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Três em cada dez brasileiros foram vítimas de crime cibernético

Uma pesquisa online no Brasil encomendada à Dynata pela Norton, marca de consumo de segurança cibernética da Gen, revela que três em cada dez brasileiros (32%) relataram ter sido vítimas de alguma forma de crime cibernético nos últimos 12 meses. Em média, cada brasileiro alvo de cibercrime perdeu uma quantia superior a R$ 3 mil.

O levantamento, realizado entre os dias 6 e 22 de março, com 1.013 adultos com 18 anos ou mais, constatou que atualmente a ferramenta maliciosa mais popular utilizada pelos cibercriminosos é o malware. Entre os 32% dos brasileiros que afirmam ter sofrido algum tipo de crime cibernético nos últimos 12 meses, o malware foi detectado em um de seus dispositivos em 29% dos casos. Em seguida vem o acesso não autorizado a uma conta de mídia social (24%) e o acesso não autorizado a uma conta de e-mail (22%).

Adicionalmente, dentre os brasileiros que foram vítimas de alguma forma de cibercrime, cerca de um em cada cinco pessoas (19%) descobriu que as suas informações foram expostas em uma violação de dados.

Outros dados revelados pela pesquisa e que merecem atenção se referem ao roubo de identidade digital, no qual o cibercriminoso obtém e usa indevidamente os dados pessoais de outra pessoa, como nome, número de CPF, informações de cartão de crédito ou outros detalhes de identificação, em geral, para obter ganhos financeiros.

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Dentre os brasileiros entrevistados, 16% relataram ter sido alvo de roubo de identidade. Destes, mais da metade (55%) teve que perder tempo resolvendo problemas relacionados ao roubo, 40% tiveram que bloquear seus cartões de crédito, 26% perderam acesso às suas contas online e 22% tiveram dinheiro roubado. Além da perda de tempo e dos prejuízos financeiros, os cibercrimes também deixam um rastro de dano emocional. Dentre os que afirmaram ter sido vítimas de roubo de identidade (16%), quase três em cada dez (29%) disseram ter tido dificuldade para dormir depois do episódio e 24% afirmam que sua saúde mental foi impactada negativamente.

Ainda de acordo com o levantamento, 45% dos brasileiros entrevistados afirmam ter sofrido golpes por meio de mensagens nas redes sociais, 44% já tiveram alguém se passando por quem amam, enquanto 35% experienciaram algum golpe fraudulento de pagamento.