A TIVIT anunciou, segunda-feira, a inauguração de seu novo SOC, localizado em São Paulo. Com investimento aproximado de R$12 milhões, a iniciativa tem como objetivo atender a forte demanda, além de prover uma estrutura robusta e constantemente atualizada para dar a proteção necessária aos seus clientes. Nos últimos três anos, o tamanho da receita com cibersegurança da TIVIT foi multiplicado em 8,3 vezes, puxado pela procura dos clientes por uma plataforma integrada de serviços que os leve a ter um único ponto de contato, além de visibilidade completa da cobertura e proteção que o processo de gestão necessita. Segundo levantamento da Check Point Research, o Brasil registrou um aumento de 95% nos ataques cibernéticos a organizações no terceiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. Foram 2.766 investidas semanais em 2024, contra 747 no ano anterior.
Leia também
GitHub libera campanhas de segurança
Fonte de ransomware as a service vaza na dark web
Esse aumento é considerado preocupante por Thiago Tanaka, diretor de cibersegurança da TIVIT. “O lançamento deste novo SOC representa um passo crucial rumo à consolidação de uma rede robusta e homogênea de serviços de cibersegurança no Brasil, além de acrescentar mais uma camada de proteção aos nossos clientes”.
“Com o aumento da complexidade e agressividade dos ciberataques, se tornou necessário estabelecer múltiplos contratos com ferramentas de detecção e defesa. A TIVIT, numa plataforma única e integrada operando no seu SOC, facilita o acompanhamento pelo cliente do processo de gestão dos mecanismos de defesa para ataques tanto na parte administrativa quanto no acompanhamento da efetividade de defesa e resposta por meio de dashboards na frequência que o nosso cliente necessita. Um outro fator determinante é o fato da TIVIT ser um forte provedor de múltiplas plataformas de nuvem, o que sempre ajuda no caso da ocorrência de um ciberataque, em que a detecção necessita ser imediata, assim como a migração eficiente para bases protegidas, isolando e neutralizando os ambientes agredidos”, acrescenta Paulo Freitas, CEO da TIVIT”.
Adicionalmente, a empresa passa a oferecer um portfólio completo de serviços no novo SOC, incluindo testes de penetração para identificação de vulnerabilidades, desenvolvimento seguro de software, gestão de riscos, conformidade com legislações de proteção de dados, consultoria em políticas de segurança, serviços de identidade, resposta a incidentes, análise forense, entre outros.
Tanaka explica que a estratégia de cibersegurança da TIVIT é sustentada por três pilares principais: prevenção, detecção e resposta. “Essas frentes direcionam nossas ações para fortalecer a postura de segurança cibernética da empresa, proteger nossos clientes e nos preparar para enfrentar ameaças emergentes com eficácia”.
O novo centro no Brasil conta com especialistas capacitados em nuvem e cibersegurança, e prevê atender mais de 500 clientes, oferecendo ferramentas avançadas que garantem integração e aplicação das melhores práticas do setor. A operação funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo proteção contínua às empresas.