Time da NBA Houston Rockets sofre ataque de ransomware

Especialistas em cibersegurança contratados pelo time de basquete disseram que não indícios de que dados confidenciais tenham sido roubados
Da Redação
27/04/2021

Especialistas em segurança cibernética contratados pelo Houston Rockets estão trabalhando em conjunto com o FBI para determinar a natureza precisa e a extensão do incidente de segurança de que foi vítima o time de basquete da NBA.

A agência de notícias Reuters relata que um invasor desconhecido tentou instalar ransomware nos sistemas internos da franquia de basquete, mas não teve sucesso. “A organização Rockets detectou recentemente atividades suspeitas em certos sistemas em sua rede interna. Nós imediatamente iniciamos uma investigação”, disse o porta-voz da equipe, Tracey Hughes.

As defesas cibernéticas postas em prática pela equipe antes do ataque foram eficazes em limitar a destruição causada pelo malware, garante o time de basquete. “Nossas ferramentas de segurança interna impediram a instalação de ransomware, exceto em alguns sistemas que não afetaram nossas operações.”

Os especialistas em cibersegurança contratados pelo Rockets disseram que, embora o escopo total do ataque ainda não tenha sido determinado, nenhum indício foi detectado até agora que sugira que os operadores da ameaça tenham adquirido quaisquer dados confidenciais pertencentes à equipe. “Enquanto esta investigação está em andamento, o incidente não teve impacto em nossas operações ou em nossa capacidade de cuidar de nossos torcedores, funcionários e jogadores”, disseram.

Veja isso
Ransomware pode ter derrubado sistema de reservas de 20 linhas aéreas
Ransomware ataca empresa e paralisa 40% das escolas na Itália

A Bloomberg relatou que o grupo de hackers Babuk alegou ter exfiltrado 500 gigabytes de dados pertencentes aos Houston Rockets. Os hackers disseram que as informações que roubaram da equipe incluíam dados financeiros, acordos de sigilo e contratos.

A gangue afirmou em sua página na dark web que não liberaria os dados para a franquia de basquete até que o resgate fosse pago. Em mensagem posterior, a quadrilha disse que a falta de pagamento resultaria na publicação das informações roubadas.

A equipe da NBA disse que se a investigação revelar que algum dado pessoal foi roubado, os afetados serão notificados.

Outras entidades importantes de Houston que já sofrerão violação de dados incluem o Memorial Hermann Health System e o Texas Children’s Hospital. Em 2020, um ataque de ransomware contra o sistema judicial do Texas deixou a rede temporariamente desativada.

Compartilhar:

Últimas Notícias