A Thoma Bravo concluiu na semana passada a compra anunciada anteriormente da provedora de serviços de segurança de identidade SailPoint Technologies — que opera também no Brasil —, em uma transação em dinheiro avaliada em US$ 6,9 bilhões. Após a conclusão da compra, a empresa foi retirada da Bolsa de Valores de Nova York e os acionistas tiveram direito a receber US$ 65,25 em dinheiro por ação ordinária da empresa. A SailPoint agora é uma entidade privada.
No início deste mês, a Thoma Bravo também anunciou a intenção de adquirir a empresa de gerenciamento de identidade Ping Identity por US$ 2,8 bilhões. A previsão é o que o negócio seja concluído no quarto trimestre. Nesse momento, a Ping também deixará de ser uma empresa de capital aberto para uma entidade privada, ficando sob o guarda-chuva da Thoma Bravo. Os atuais acionistas da Ping receberão US$ 28,50 em dinheiro por ação ordinária.
A Thoma Bravo pagou um prêmio substancial para ambas as empresas. Os US$ 65,25 por ação ordinária que ofereceu pela SailPoint quando anunciou os planos de adquirir a empresa em abril representou um ágio de mais de 31% sobre o preço das ações da SailPoint na época. Da mesma forma, a oferta do Thoma Bravo pela Ping Identity representou um ágio de mais de 63% do preço de fechamento da ação da fornecedora de sistema de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) no momento da oferta no início de agosto.
Os sobrepreços refletem o valor crescente que os investidores e outras empresas de tecnologia começaram a atribuir às empresas de IAM nos últimos dois anos. Muito disso está sendo impulsionado pela percepção de que as empresas que migram para a nuvem e oferecem suporte a forças de trabalho mais distribuídas também exigem novas abordagens ao IAM.
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A Markets&Markets estima que a demanda global por tecnologias IAM crescerá de US$ 13,4 bilhões neste ano para cerca de US$ 25,6 bilhões até 2027. A empresa de pesquisa de mercado identificou vários fatores como impulsionadores desse crescimento, incluindo a proliferação de tecnologias e serviços IAM baseados em nuvem, a rápida adoção de modelos de nuvem híbrida e um aumento geral nos gastos com segurança cibernética pós-Covid-19.
Outros, como a Jupiter Research, estimam um crescimento semelhante. A empresa de analistas previu que o mercado de IAM chegará a US$ 26 bilhões em 2027, impulsionado em grande parte por compras de pequenas empresas que até agora não fizeram grandes investimentos em plataformas de IAM. A crescente proliferação de software como serviço (SaaS) relativamente barato e serviços de assinatura em nuvem para gerenciamento de identidade está possibilitando que esse segmento faça esses novos investimentos, disse a empresa de pesquisa.