pixabay money 2724245 640

Tesouro Direto não foi afetado em incidente, diz nota

Secretaria do Tesouro e B3 publicam nota informando que negócios com Tesouro Direto não foram afetados por ataque de Ransomware do dia 14
Da Redação
16/08/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

A bolsa de valores B3 e a Secretaria do Tesouro Nacional publicaram hoje às 11h47 uma curta nota oficial informando que a plataforma de operações do Tesouro Direto não foi afetada pelo incidente de ransomware ocorrido na sexta-feira dia 14 na rede da Secretaria – órgão que pertence ao Ministério da Economia. O CISO Advisor entende que a nota foi publicada para tranquilizar o mercado. A mesma nota foi publicada pelas duas organizações e não houve qualquer outra manifestação do Ministério da Economia sobre o assunto até o momento do fechamento desta matéria.

Fontes consultadas pelo CISO Advisor admitem que o incidente foi grave, mas não quiseram adiantar detalhes. Sabe-se que foram atingidas principalmente estações de trabalho, já que o incidente ocorreu durante o expediente. Até este momento nenhum dos 40 grupos de ransomware monitorados pelo CISO Advisor reivindicou a autoria do ataque.

Veja isso
Ministério da Economia confirma ataque de ransomware
Ransomware SynAck publica chaves para vítimas

Leia abaixo a nota conjunta das duas organizações:

“A Secretaria do Tesouro Nacional e a B3, responsável pela operação do Tesouro Direto, comunicam que o ataque de ransomware sofrido na última sexta-feira contra (13/8) a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional não afetou de forma alguma a plataforma do Tesouro Direto.

As compras e vendas continuam podendo ser realizadas normalmente.”

A nota foi publicada com o título de “Operações Tesouro Direto” e com o subtítulo “Compras e vendas continuam podendo ser realizadas normalmente”.

O incidente foi tornado público na última sexta-feira, dia 13, às 18h48, ou seja, após o final do expediente dos órgãos governamentais, por meio de uma “Nota de Esclarecimento”, dando conhecimento ao público de que tinha havido um ataque cibernético de ransomware na rede interna do Ministério. O ataque atingiu a Secretaria do Tesouro Nacional, informou a nota.

No entanto, nenhum dos 40 grupos de ransomware monitorados pelo CISO Advisor indicou ser autor desse ataque.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest