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Tentativas de fraude no e-commerce sobem 3,5% em 2024

Uma pesquisa feita pela Equifax BoaVista revela que, em 2024, houve um aumento de 3,5% nas tentativas de fraude no e-commerce, em comparação com 2023: foram cerca de 7 milhões de tentativas de golpe, num ticket médio de R$ 343,90. O ticket médio das tentativas de fraudes aumentou em 18,1% em comparação com o ano anterior, que era de R$ 291,17.

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No cenário nacional, o estudo revela que 27,5% das tentativas de fraudes (mais de 2,2 milhões) ocorreram no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Em contrapartida, Acre, Amapá e Roraima são os estados com menor índice de fraudes, representando apenas 0,2% dos casos.

A Equifax BoaVista calcula que seus produtos antifraudes evitaram um prejuízo de aproximadamente R$ 84,5 bilhões no comércio eletrônico. Um dado revelado pela pesquisa diz respeito aos dias da semana com maior incidência de tentativas de fraudes: 15,1% ocorreram às sextas-feiras, que é o dia com maior número de vendas. A sexta-feira responde por 15,9% das 35 milhões de transações on-line da semana. Já o horário de pico dos golpes foi às 14h, enquanto o menor registro foi observado às 4h da madrugada. Durante o final de semana, especialmente aos domingos, são menores os números de vendas e também de tentativas de fraudes, correspondendo a 11,3% da semana.

Apesar disso, “os dados nos mostram os padrões de comportamento mais frequentes dos fraudadores, que costumam agir durante horários de alta movimentação no e-commerce para se camuflarem entre transações legítimas, dificultando a detecção. Isso reforça a importância de empresas com e-commerce investirem em tecnologia de monitoramento e prevenção, acompanhando o avanço das inovações dos próprios fraudadores”, destaca Rogério Signorini, Vice-Presidente de Produtos e Pré-Vendas da Equifax BoaVista.