A Equifax | BoaVista publicou na semana passada seu “Censo da Fraude”, mostrando aumento de 40% nas tentativas de fraude no e-commerce no primeiro semestre de 2024, no horário comercial, das 12h às 17h59. Os dados sobre o padrão de comportamento das fraudes envolvendo transações online mostrou que os produtos antifraudes da companhia evitaram neste primeiro semestre um prejuízo de aproximadamente R$4 bilhões de cerca de R$36 bilhões em compras online processadas no período.
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Os dados indicam ainda a manutenção do percentual das tentativas de fraude em 32%, entre 18h e meia noite, com dados semelhantes entre janeiro e junho de 2024 e 2023. Em contrapartida, os golpes na madrugada, entre meia-noite e 6h da manhã, registraram queda, passando de 8% em 2023 para 6% no mesmo período em 2024.
Outro dado importante do Censo é que os dispositivos móveis lideram as tentativas de fraudes no comércio eletrônico com 75% em 2024, contra 74% no mesmo período em 2023. Enquanto os golpes utilizando computadores registraram queda, passando de 26% no ano passado para 25% em 2024.
“O estudo fornece informações cruciais sobre o padrão de comportamento mais frequente dos fraudadores nos horários de alta rotatividade no e-commerce para passarem despercebidos. Isso mostra a necessidade de reforçar medidas de monitoramento nesses períodos do dia”, afirma Rogério Signorini, Vice-Presidente de Produtos e Pré-Vendas da Equifax | BoaVista
No cenário nacional, o estudo revela que o Sudeste é a região que concentra a maioria das tentativas de fraudes, com 63%, sendo que São Paulo e Rio de Janeiro são responsáveis por 50% delas. Mas, no comparativo entre os dois estados, São Paulo registrou aumento nas tentativas de golpes, passando de 40% em 2023 para 41% em 2024. Enquanto o Rio apresentou queda com 11% em 2024, contra 15% em 2023.
Na região Sul, mesmo com a queda das vendas em 2024, foi observado no estudo aumento de 11% das tentativas de golpes, com o Paraná representando 5% delas. No Nordeste, os estados da Bahia e Ceará mantiveram-se como líderes na região com 3%, mesmo percentual do ano passado. Já o Norte teve o menor índice do país com 6% por ser a região com menor quantidade de vendas no e-commerce.