Tecnologia biométrica com alta precisão de identificação

Da Redação
10/06/2024

A tecnologia da Aware atingiu uma acuracidade superior a 99% na identificação facial de pessoas de todas as raças e etnias, o que eleva a sua capacidade de oferecer maior qualidade no processo de identificação de pessoas via biometria facial. Com isso a Aware foi ranqueada como o  fornecedor número 1 na prevenção de viés racial e de gênero na autenticação biométrica.

O índice foi obtido a partir de testes realizados por uma avaliação independente de algoritmos de prova de vida e reconhecimento facial do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos, que é a referência mundial para este tipo de teste. 

O NIST buscou avaliar neste teste a capacidade de algoritmos em detectar vida e realizar a comparação de faces em diferentes raças e gêneros. A tecnologia da Aware se destacou em relação aos demais avaliados, como tendo a menor variação de acuracidade entre as raças e gêneros avaliados.

Como funcionam os testes de acuracidade da análise biométrica facial

Os testes realizados pelo NIST visam medir a precisão dos algoritmos faciais passivos baseados em software durante a análise de imagens de diferentes instrumentos de ataques. O conjunto de dados para avaliação contempla imagens de tentativas de ataques e de imagens genuínas

Segundo Mario Cesar Santos, VP Global de Soluções da Aware, essa validação da acuracidade na identificação de pessoas de diferentes raças e gêneros é benéfica contra o viés e imprecisão que provocam os falsos positivos ou falsos negativos, uma ocorrência que tem preocupado os setores que já consomem ou pretendem integrar soluções de biométrica. 

“A eliminação de viés raciais ou étnicos e de gênero para alcançar equidade entre os diversos grupos populacionais, particularmente em um país tão diverso como o Brasil, tem sido o nosso foco há anos, tanto no reconhecimento facial quanto na detecção de vida. Os resultados mostram que a Aware está no caminho certo para atingir este objetivo”, finaliza o executivo.

Compartilhar: