optical-fibers-586952_1920.jpg

Taxa de 402 Tbps é alcançada pela primeira vez

Da Redação
04/07/2024

Uma equipe internacional de pesquisa conjunta, liderada pelo Laboratório de Redes Fotônicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão (NICT) alcançou um recorde em largura de banda de transmissão em fibra óptica de 37,6 THz (tera Hertz), o que permitiu também um novo recorde de taxa de dados: 402 terabits por segundo em uma fibra óptica padrão, disponível comercialmente.

Veja isso
IA atinge velocidade de real time na detecção de fraudes
Mais uma empresa chinesa desafia a Star Link de Elon Musk

O novo recorde de 402 Tbps é aproximadamente 1,6 milhão de vezes mais rápido que a velocidade média de download nos EUA, que é de cerca de 250 Mbps. O registro foi transmitido por mais de 50 km usando fibra óptica projetada para suprimir picos de absorção de água, dizem os pesquisadores.

A equipe de cientistas conseguiu atingir o recorde construindo o primeiro sistema óptico de transmissão que cobre todas as bandas de transmissão da “janela” de baixa perda em fibras ópticas padrão. Eles construíram o primeiro sistema de transmissão de banda O para U do mundo capaz, de transmissão por Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda Densa (DWDM) em fibra óptica padrão, usando tecnologia de amplificador projetada sob medida.

Embora tais velocidades tenham sido alcançadas em condições ótimas e não estejam disponíveis para usuários comuns por um bom tempo, a pesquisa abre caminho para futuros desenvolvimentos da tecnologia. “Esses resultados mostram o potencial da transmissão de banda ultralarga, possibilitada por um novo amplificador e tecnologia de modelagem de espectro de banda larga para aumentar a capacidade de transporte de informações de fibras ópticas novas e implantadas”, afirmam os pesquisadores em um comunicado à imprensa .

Compartilhar: