Superfície de ataque preocupa 73% dos gestores de TI e negócios

Da Redação
19/07/2022

Os executivos de segurança cibernética de 73% das empresas de 29 países estão preocupados com o crescimento da superfície de ataque: mais de um terço (37%) deles afirmam que a superfície é “confusa e está em constante evolução”, e mais de dois quintos (43%) acreditam que ela está “fora de controle”. Os resultados estão na pesquisa da Sapio Research, realizada em abril de 2022 sob encomenda da Trend Micro, sobre a preocupação nas organizações globais com os ataques cibernéticos e com os desafios do gerenciamento de risco.

Veja isso
Estudo: superfícies de ataque estão ‘em espiral fora de controle’
Falsos metadados colocam em risco recursos no GitHub

A visibilidade foi mais uma vez o principal entrave na hora de avaliar a exposição ao risco: quase dois terços (62%) disseram que os pontos cegos prejudicam a segurança, com maiores dificuldades nos ambientes de nuvem. Nas organizações globais, a percepção é que os desafios são multiplicados. Entre os entrevistados, 65% afirmaram que ser uma empresa internacional, com várias jurisdições, dificulta o gerenciamento da superfície de ataque. No entanto, um quarto (24%) ainda está mapeando seus sistemas manualmente e 29%, regionalmente, o que pode criar mais silos e lacunas de visibilidade.

“Para reduzir as lacunas de visibilidade e ter uma proteção efetiva, é fundamental que as organizações e empresas tenham uma solução de segurança robusta, com plataforma em multicamadas, para rastrear comportamentos suspeitos desde a tentativa de invasão”, afirma César Cândido, diretor geral da Trend Micro Brasil. O estudo também revelou que mais da metade (54%) das empresas acredita que seu método de avaliação da exposição ao risco não é suficientemente sofisticado. Isso se reflete em outros quesitos analisados:

  • Apenas 45% têm uma forma bem definida de avaliar a exposição ao risco
  • Mais de um terço (35%) revisa/atualiza sua exposição apenas uma vez ao mês ou até com menos frequência
  • Apenas 23% revisam a exposição ao risco diariamente
  • Manter-se atualizado sobre a superfície de ataque, em constante mudança, é o principal desafio das organizações

A pesquisa da Sapio Research, realizada em abril de 2022 sob encomenda da Trend Micro, ouviu, ao todo, 6.297 tomadores de decisão (3.138 tomadores de decisão de TI e 3.159 tomadores de decisão de negócios) em 29 países: Reino Unido, Bélgica, República Tcheca, Holanda, Espanha, Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, França, Alemanha, Suíça, Áustria, EUA, Itália, Canadá, Taiwan, Japão, Cingapura, Austrália, Índia, Polônia, Hong Kong, Malásia, Filipinas, Indonésia, México, Colômbia, Chile.

Compartilhar: