Stuxnet infecta usina nuclear russa

Paulo Brito
11/11/2013

stuxnet-infecta-usina-russaO magnata dos antivírus Eugene Kaspersky afirmou num evento do Press Club of Australia que o vírus Stuxnet – supostamente construído pelos Estados Unidos e Israel para interromper os planos nucleares do Irã – conseguiu também infectar a rede interna de uma usina nuclear russa.

O evento aconteceu na semana na semana passada, e Kaspersky foi um dos oradores (assista ao vídeo aqui).
Numa sessão de perguntas e respostas após o discurso, Kaspersky contou que um amigo engenheiro disse-lhe que a rede de uma instalação nuclear russa – desconectada da internet – havia sido infectada pelo Stuxnet. Embora não seja possível confirmar a informação, o fato é que o vírus se espalhou e infectou muitos sistemas fora de seu alvo, o Irã. Se isso não tivesse acontecido, ele não teria sido descoberto pelas empresas de segurança. Se a contaminação da usina nuclear russa é verdade, é possível que esse efeito colateral possa ter se transformado em um incidente muito grave, com repercussões diplomáticas ainda desconhecidas do público.

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)