DALL E3 Microsoft Designer

Strava revela localização do Presidente da República

Da Redação
01/11/2024

Membros do Grupo de Segurança da Presidência da República da França (GSPR), o equivalente francês do nosso Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR), podem ter descuidado muito com sua segurança: uma investigação mostrou que certos membros eram facilmente rastreáveis ​​pelo aplicativo de fitness Strava. Uma investigação do jornal Le Monde mostrou que eles estavam exibindo abertamente sua localização nesse software popular durante suas sessões de treino. Como eles viajam com o presidente Emmanuel Macron, isso torna bastante fácil descobrir sua localização. Cerca de dez dos seus guarda-costas estavam vazando informações importantes dessa forma segundo o Le Monde.

Leia também
68 ataques contra alvos dos jogos Paris 2024
CEO do Telegram é preso ao chegar na França

“Os seguranças de Macron registram e publicam suas corridas na plataforma. Mas há um problema: eles estão compartilhando informações geolocalizadas publicamente”, relata o jornal . “Em outras palavras, os guarda-costas de Macron estão compartilhando suas localizações online, tanto pessoais quanto profissionais, sem saber. Essa falha de segurança significa que é possível rastrear os guarda-costas do presidente francês; ou seja, os hotéis, salas de reunião e viagens de Macron podem ser rastreados por meio deste aplicativo.”

Esta não é a primeira vez que usuários do Strava são pegos vazando informações dessa forma. Em 2018, o exército dos EUA ordenou uma revisão do uso do aplicativo por soldados após uma análise dos dados gerados por ele revelar a localização de bases militares secretas americanas e australianas.

Tudo isso se deve a um problema de interface do usuário com a função Global Heatmap do aplicativo . Os usuários do Strava podem escolher manter sua localização em segredo, mas o aplicativo mapeia informações por padrão e parece que os membros do GSPR podem estar mais interessados ​​em exibir suas proezas de condicionamento físico do que em proteger seus dados, mesmo depois de anos de exemplos de por que isso é uma péssima ideia.

Compartilhar: