Foi apresentada hoje ao mercado global a empresa Aalyria, cuja missão é orquestrar e gerenciar redes de comunicação hiper-rápidas, ultra-seguras e altamente complexas que abrangem terra, mar, ar e espaço. Ela é apoiada pelos principais investidores do Vale do Silício, incluindo os fundadores da Accel, J2 Ventures e Housatoni e em seu comunicado sugere estar retomando a tecnologia de rede do Projeto Loon, da Alphabet (controladora do Google) e acondicionando-a sob um novo nome.
Veja isso
Ação tenta cobrar US$5B do Google por violação de privacidade
Como criar proteção zero trust nas redes 5G
As tecnologias avançadas de rede e comunicação a laser da Aalyria são capazes de orquestrar e gerenciar as redes mais complexas do mundo e estendê-las a locais onde não há infraestrutura de conectividade – em uma escala e velocidade exponencialmente maiores do que qualquer coisa existente hoje, afirma o comunicado de lançamento da empresa.
A nova empresa está comercializando essas tecnologias com parceiros do setor privado e do governo, já garantindo um contrato inicial de US$ 8 milhões com a Unidade de Inovação em Defesa (DIU) para ajudar a desenvolver conectividade segura à Internet em todo o domínio espacial para clientes do setor público e privado. Essas tecnologias foram originalmente desenvolvidas na Alphabet como parte de seus esforços de conectividade sem fio.
Spacetime é a tecnologia de orquestração de rede inteligente da Aalyria e Tightbeam é sua avançada tecnologia de comunicação a laser atmosférica. Juntos, elas permitem a construção de redes complexas em uma escala e velocidade nunca antes possíveis. A tecnologia da Aalyria atualmente suporta redes de comunicação com até 15 milhões de links e velocidades de conexão sem fio de até 1,6 Tbps. No futuro, facilitará a coordenação e o compartilhamento de recursos de rede em várias redes com conexões ilimitadas. A diretoria conta com celebridades como Vint Cerf, VP do Google e um dos pais da web, além de outros executivos com passagens por grandes corporações e pelo governo americano. O site da empresa está em “https://www.aalyria.com/”.