[ 229,037 page views, 81,838 usuários - média últimos 90 dias ] - [ 5.767 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Sites de Merkel e governo atacados

Sites de Merkel e governo atacadosO site da chanceler alemã, Angela Merkel, tornou-se indisponível nesta quarta-feira para os visitantes, como resultado de um ataque cibernético que atingiu também outros sites do governo alemão. Embora o porta-voz de Merkel Steffen Seibert tenha explicado que um ataque de de negação de serviço (DDoS) distribuído causou a interrupção nos sites do Parlamento alemão, ele não indicou quem pode ter sido o responsável.

No entanto, um grupo pró-russo chamado CyberBerkut reivindicou o crédito do ataque em seu site quarta-feira mesmo, de acordo com um informe da Associated Press. O ataque antecede uma visita do primeiro-ministro ucraniano Arseniy Yatsenyuk a Berlim, para reuniões com Merkel, uma figura de destaque em relação à crise Ucrânia. O ataque cibernético contra o governo alemão foi precedido de notícias recentes de que malwares de espionagem haviam infectado o laptop de um dos principais assessores de Merkel. Um porta-voz do governo alemão negou que essas informações sejam verdadeiras.