O ataque cibernético ao sistema de saúde irlandês ocorrido na semana passada pode custar ao governo € 100 milhões, disse Paul Reid, chefe do Executivo de Saúde e Segurança do Reino Unido (HSE). Falando em uma entrevista coletiva semanal sobre a covid-19, Reed disse que a recuperação das redes e sistemas poderia custar “dezenas de milhões” de euros até a reparação final dos danos do ataque cibernético – 100 milhões é uma previsão inicial e tende a crescer.
“Em relação à restauração de rede, custos de TI e recursos, e custos adicionais para atualizar nossos elementos de rede e laptops … No início eu disse que o custo seria da ordem de dezenas de milhões, e não há dúvida de que 100 milhões de euros será um valor menor em termos de custo total ”, disse Reed.
Veja isso
Sistema de saúde da Irlanda travado por ransomware
Reino Unido apresenta sua unidade de combate cibernético
De acordo com Reed, o sistema de saúde continuará investigando de forma independente o ataque e pretende descobrir o que o causou e quais medidas foram tomadas para contê-lo.
“Certamente estamos interessados em uma avaliação independente e objetiva do incidente. Estou, é claro, muito aberto a avaliações independentes, e é isso que está concluindo nosso reinado ”, disse Reid.
Como observou o chefe do HSE, o ataque cibernético causou “tensão, pressão e risco extremamente altos inimagináveis” no sistema de saúde do país. Ele disse que o incidente “não se encaixava em nenhum quadro” e os responsáveis por ele “agiram sem um nível elementar de moralidade”.
Com agências de notícias internacionais