Sistema de saúde do Reino Unido: um mês para a recuperação

Fornecedor de sistemas foi atacado com ransomware no dia 4 de agosto; alguns sistemas já retornaram mas outros só estarão disponíveis em quatro semanas
Da Redação
14/08/2022

O sistema de saúde do Reino Unido, o NHS, está operando com poucos sistemas: seu provedor de serviços, a empresa britânica Advanced, foi atacada com ransomware e os istemas do NHS foram prejudicados. Vai levar um mês até que tudo seja restaurado. Não foi revelada a identidade do grupo de ransomware que fez o ataque.

O incidente ocorreu em 4 de agosto e resultou também no desligamento dos serviços de emergência em todo o Reino Unido. A Advanced tomou medidas imediatas para mitigar o risco e isolar os ambientes. A empresa trabalha com especialistas forenses da Microsoft e Mandiant, que também ajudam a recuperar os sistemas afetados com segurança.

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Para clientes do serviço de emergência NHS 111, os siste,as Adastra e eFinancials estarão disponíveis dentro de alguns dias. Outros produtos precisarão de até quatro semanas para a recuperação. De acordo com a Advanced, os seguintes sistemas foram atingidos:

  • Adastra – software para gerenciamento de pacientes em hospitais
  • Caresys – software de atendimento domiciliar
  • Odyssey – apoio à decisão clínica
  • Carenotes – software para registros eletrônicos de pacientes
  • Crosscare – gestão de clínicas privadas
  • Staffplan – gerenciamento de atendimento ao paciente
  • eFinancials – gestão financeira

A investigação está em andamento e a Advanced ainda disse como os hackers obtiveram acesso à rede e se dados foram roubados. A empresa prometeu compartilhar os indicadores de comprometimento desse ataque com seus clientes quando as informações estiverem disponíveis.

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