O sistema de saúde do Reino Unido, o NHS, está operando com poucos sistemas: seu provedor de serviços, a empresa britânica Advanced, foi atacada com ransomware e os istemas do NHS foram prejudicados. Vai levar um mês até que tudo seja restaurado. Não foi revelada a identidade do grupo de ransomware que fez o ataque.
O incidente ocorreu em 4 de agosto e resultou também no desligamento dos serviços de emergência em todo o Reino Unido. A Advanced tomou medidas imediatas para mitigar o risco e isolar os ambientes. A empresa trabalha com especialistas forenses da Microsoft e Mandiant, que também ajudam a recuperar os sistemas afetados com segurança.
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Para clientes do serviço de emergência NHS 111, os siste,as Adastra e eFinancials estarão disponíveis dentro de alguns dias. Outros produtos precisarão de até quatro semanas para a recuperação. De acordo com a Advanced, os seguintes sistemas foram atingidos:
- Adastra – software para gerenciamento de pacientes em hospitais
- Caresys – software de atendimento domiciliar
- Odyssey – apoio à decisão clínica
- Carenotes – software para registros eletrônicos de pacientes
- Crosscare – gestão de clínicas privadas
- Staffplan – gerenciamento de atendimento ao paciente
- eFinancials – gestão financeira
A investigação está em andamento e a Advanced ainda disse como os hackers obtiveram acesso à rede e se dados foram roubados. A empresa prometeu compartilhar os indicadores de comprometimento desse ataque com seus clientes quando as informações estiverem disponíveis.