Book Livros Biblioteca Hacker Universidade

Serviços de Antuérpia paralisados após ataque de ransomware

O município de Antuérpia afirma que pode levar até o final deste mês para colocar todos os aplicativos digitais novamente online
Da Redação
11/12/2022

A prefeitura do município de Antuérpia, na Bélgica confirmou oficialmente no final de semana que foi atingida por um ataque de ransomware. O incidente limitou os serviços aos residentes em todas as áreas. Antuérpia tem o segundo maior porto da Europa, depois de Rotterdam. No início da semana passada, o órgão informou que havia sido atingido por um “ataque cibernético” na noite do dia 5 mas sem dar detalhes.

Veja isso
Ataque atinge terminais de petróleo na Europa
Thales adquire empresas de cyber S21sec e Excellium por € 120 mi

O município de Antuérpia afirma que pode levar até o final deste mês para colocar todos os aplicativos digitais novamente online. O governo da província anunciou em uma nota que se trata de um ataque de ransomware. “Recentemente, Zwijndrecht e Antuérpia foram alvo de ataques de ransomware. Como funcionário do governo flamengo, pedimos que você seja extremamente cuidadoso” diz a nota.

Devido ao ataque, todos os tipos de serviços que o município de Antuérpia oferece aos residentes falharam, como a possibilidade de apresentar pedidos de nacionalidade e solicitar licenças de estacionamento e cartões de residente. Além disso, centenas de funcionários voltaram a trabalhar com papel e caneta e os alunos com dificuldades de aprendizagem em uma escola de Antuérpia não podem usar seus laptops durante os exames, mesmo que isso tenha sido previamente acordado. Também não é possível emprestar livros das bibliotecas de Antuérpia.

No mês passado, os criminosos por trás do ransomware Ragnar Locker conseguiram roubar dados confidenciais da polícia em Zwijndrecht, na Bélgica, e os publicaram online depois que a polícia se recusou a pagar o resgate exigido. Não se sabe como os invasores conseguiram acesso aos sistemas do município de Antuérpia. Segundo a mídia belga, o ataque à polícia de Zwijndrecht teria ocorrido por meio de um ataque de força bruta.

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)