A Kia Motors America está enfrentando problemas na operação de seus serviços digitais nos Estados Unidos. O problema atinge os servidores de TI, serviços de autopagamento por telefone, plataformas comerciais e suporte por telefone. A indisponibilidade começou no sábado 13 de fevereiro, quando o portal de proprietários Kia ficou offline e passou a exibir uma mensagem de erro informando que a Kia estava “enfrentando interrupções em seus serviços de TI, que afetaram algumas redes internas”.
Há usuários do Twitter comentando que pode se tratar de uma infecção de ransomware generalizada. No entanto, a Kia não admitiu nenhum incidente de segurança.
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Os serviços telefônicos da empresa também foram afetados, informou o portal Secnews, com números de suporte ao cliente indicando que há problemas de servidor que podem afetar sua capacidade de ajudar os clientes.
Quando ligam para a empresa, os clientes ouvem uma mensagem gravada informando que a opção de autoatendimento não está disponível devido à “manutenção programada”. A interrupção também afeta aplicativos para celulares da empresa, como Kia Access com UVO Link, UVO eServices e Kia Connect. Quando tentam usar os aplicativos, os clientes recebem mensagens diferentes, como erros de SQL, de certificado ou mensagens de manutenção.
Se for comprovado que atores do ransomware estão por trás dessa interrupção, a Kia possivelmente também terá de lidar com vazamento de dados.
Com agências internacionais