A Netflix lança no dia 20 de Fevereiro a série “Zero Day” estrelada pelo experiente ator Robert De Niro em seu primeiro papel numa série de TV. Antes disso, o ator de 81 anos apareceu apenas uma vez na televisão: em um episódio da série argentina “Nada”, em 2023.
Leia também
Falso app da Netflix rouba tokens bancários
Credenciais vazadas podem ser de clientes da Netflix
Neste thriller político, De Niro interpreta o ex-presidente dos EUA George Mullen, que volta ao trabalho após um devastador ataque cibernético. Na exibição em Londres, o ator admitiu que filmar seis episódios foi comparável, em termos de carga de trabalho, a três longas-metragens seguidos. Ele comparou a experiência a nadar no Canal da Mancha: “Você tinha que continuar avançando ou afundaria.”
Os criadores da série, Eric Newman e Noah Oppenheim, construíram a trama em torno de um ataque aos principais sistemas do país. Hackers paralisam o controle de tráfego aéreo e bancos, causando caos nos Estados Unidos. Nesse ponto, a atual presidente Evelyn Mitchell, interpretada por Angela Bassett, pede ajuda a Mullen: ele precisa liderar uma comissão especial e encontrar os culpados.
Segundo Newman, eles tiveram sorte com o elenco: nenhum dos atores convidados se recusou a participar do projeto, o que acontece muito raramente. A série é estrelada por Jesse Plemons como o ex-assessor de Mullen, Roger Carlson, e Lizzy Caplan como sua filha, a congressista Alexandra Mullen. Eles foram acompanhados por Connie Britton, Joan Allen e Matthew Modine.
A trama se concentra não apenas na luta contra um ataque cibernético, mas também em um mundo em crise. Mullen precisa confrontar figuras poderosas e suas ambições pessoais, e buscar a verdade em meio a uma enxurrada de desinformação.
Os críticos comparam Mullen a Jimmy Carter, ambos homens conhecidos por sua humanidade e franqueza, embora tenham sido frequentemente criticados durante suas presidências por não serem duros o suficiente. De Niro diz que não baseou seu personagem em figuras políticas específicas, mas diz que se identifica com a sinceridade de Carter ao lidar com as pessoas. Para Mullen, o principal é a disposição de falar francamente, mesmo que isso possa prejudicar sua carreira política.
Em “Zero Day”, a atual situação política nos Estados Unidos é analisada pelo prisma de eventos fictícios. Os criadores exploram como o equilíbrio de poder muda durante uma crise e fazem a pergunta: “Como você se mantém no caminho certo em um mundo em caos?”
As filmagens ocorreram durante a pandemia em Nova York e Washington. O ator gostou da escolha do local: trabalhar em sua cidade natal permitiu que ele passasse mais tempo com a família. Aliás, ele participou da criação do projeto como coprodutor, trabalhando em estreita colaboração com a equipe criativa em todas as etapas da produção. Seu envolvimento ajudou a adicionar mais profundidade e autenticidade à história.