Segurança Móvel para as férias

Paulo Brito
28/12/2015

*Por Thiago Hyppolito

As luzes enfeitam a cidade e todos começam a se dedicar aos inúmeros preparativos para os feriados. Não há nenhuma dúvida que a temporada de Natal está oficialmente em pleno andamento. Além do merecido descanso e dos bons momentos na companhia de amigos e da família, um efeito colateral que tem sido notícia nos últimos anos durante esta época: a intensificação de golpes e fraudes cibernéticas.

Com as compras de final de ano, viagens e um aumento global no uso de smartphones, os hackers estão à espreita para roubar os seus dados durante o que deveria ser o momento mais tranquilo do ano. Para combater cibercriminosos nesta temporada de férias, veja algumas dicas para ajudá-lo a manter o seu telefone celular e seus dados sãos e salvos.

Trocar o celular

Pretende aproveitar o Natal para trocar de celular e ainda ganhar uma graninha vendendo o aparelho antigo ou mesmo dá-lo de presente para outra pessoa? Muito cuidado. Antes de vender o aparelho, tenha certeza que todos os seus dados foram apagados ou quem comprar poderá ter acesso a todos os seus dados pessoais, senhas e fotos armazenadas. O melhor a fazer é configurar o celular para retornar a configuração inicial ou configuração de fábrica. Se o seu celular possuir a opção de criptografia, ative-a antes de acionar essa restauração. Apenas deletar fotos, contatos e aplicativos não é suficiente para apagar os dados armazenados na memória.

Senhas seguras

Frisar como é importante atualizar as senhas com frequência nunca é demais. Mude as senhas de tempos em tempos e certifique-se que elas não são muito pessoais ou fáceis de adivinhar. Tenha em mente que, embora possa ser trabalhoso, ter senhas diferentes para serviços diferentes podem fazer toda a diferença quando você for vítima de um hacker. Uma ótima opção para te ajudar com isso, é um gerenciador de senhas. Você também deve acionar a autenticação por dois fatores ou autenticação multi-fator e incluir uma camada adicional de defesa contra um possível ataque.

Wi-Fi e Bluetooth desligados

Sabemos que os pacotes de dados podem ser caros, mas de ligar o Bluetooth e Wi-Fi quando fora de casa pode ser uma receita para o desastre. Conexão com dispositivos Wi-Fi e Bluetooth desprotegidos pode expor a sua informação pessoal a um criminoso cibernético, especialmente se você está realizando compras ou transações bancárias. Certifique-se de atualizar o seu Bluetooth e Wi-Fi removendo as redes sem fio anteriormente armazenadas.

Softwares sempre atualizados

Verifique se o seu dispositivo móvel tem a atualização de software mais recente. Muitas vezes estas atualizações têm correções de segurança que pode salvá-lo de um ataque – e não se esqueça de verificar as atualizações de aplicativos e definições de segurança com frequência.

Informação desnecessária

Sabemos como é bom viajar com a família e os amigos e muitas pessoas gostam de divulgar todas as suas fotos de férias nas mídias sociais. Ao fazer check in ou publicar fotos de viagem os criminosos podem usar esta informação para monitorar quando você estiver longe e em seu ponto mais fraco para se defender contra um ataque.

Dados protegidos

As grandes multidões nos centros de compras e distrações características desta época podem facilitar a perda ou roubo do seu dispositivo móvel. É melhor estar preparado caso algo aconteça. Faça backup de seus dados para garantir que as suas fotos, contatos e mensagens pessoais estarão seguros.

Dispositivo seguro

Use sempre PIN ou senha para desbloquear o celular ou tablet e faça o download de uma solução de segurança abrangente. Além de proteger os seus dados, as soluções podem ajudar a localizar o dispositivo móvel em caso de perda.

*Thiago Hyppolito é engenheiro de produtos da Intel Security

Compartilhar:

Últimas Notícias