O governo do Canadá anunciou ontem o fechamento das operações do TikTok no país. Em comunicado ao mercado, o ministro da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne, disse que isso ocorre “devido aos riscos específicos para a segurança nacional representados pelas atividades realizadas pela ByteDance Ltd. no Canadá através da TikTok Technology Canada, Inc.” Segundo a declaração do ministro, a decisão foi tomada com base em informações e provas recolhidas através de um “processo de revisão de segurança nacional em vários estágios, que incluiu a conclusão de uma auditoria rigorosa pelas agências canadenses de segurança e inteligência nacional”.
Leia também
Hacker do LockBit preso no Canadá será extraditado aos EUA
Governo dos EUA dá 30 dias para agências banirem o TikTok
A decisão do governo, segundo o ministro, foi tomada de acordo com a Lei de Investimentos do Canadá , que prevê uma revisão dos investimentos estrangeiros que possam prejudicar a segurança nacional do Canadá: “O governo está fazendo uma revisão minuciosa dos investimentos sujeitos à Lei de Investimento do Canadá que são realizados numa série de atividades e setores comerciais, incluindo no setor dos meios de comunicação digitais interativos, conforme descrito na Declaração de Política sobre a Revisão de Investimentos Estrangeiros de março de 2024.
E completou dizendo: “O Canadá continua a acolher bem o investimento direto estrangeiro, mas o governo tomará medidas decisivas quando esses investimentos representarem uma ameaça à segurança nacional”.