[ 240,017 page views, 116,787 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 5.966 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Seagate investiga venda de HDs usados no lugar de novos

Cerca de 200 leitores do portal de notícias alemão Heise informaram à redação ter comprado da Seagate discos rígidos para data center supostamente novos, mas depois descobriram que eles haviam sido usados ​​por milhares de horas. A reportagem do portal descobriu que muitos desses discos rígidos eram originários de “fazendas” de mineração de criptomoedas. Os HDDs usados ​​foram identificados em mercados na Europa, Ásia e América do Norte, alguns deles com 15.000 a 50.000 horas de uso anterior e tiveram seus registros internos alterados para parecerem não utilizados, disse a reportagem.

Leia também
Nova botnet busca diariamente mais de 300 novos zumbis
Ataques DDoS em larga escala

As vendas fraudulentas vieram à tona pela primeira vez em janeiro, quando os compradores começaram a inspecionar seus HDDs Seagate Exos recém-adquiridos. Os parâmetros SMART, que rastreiam o uso do drive, foram redefinidos para mascarar o desgaste. No entanto, uma análise mais profunda usando valores FARM (Field-Accessible Reliability Metrics) expôs o verdadeiro histórico operacional desses drives.

Mais de 200 casos já surgiram globalmente, nos quais os “novos” HDDs de data center Seagate Exos estavam em operação por 15.000 a 50.000 horas. Essas unidades foram vendidas por meio de mercados de terceiros, incluindo o eBay, e foram descobertas em países como Alemanha, Suíça, Áustria, Reino Unido, Japão e EUA, acrescentou a reportagem.

A Seagate enviou ao portal a seguinte declaração:

Estamos levando esse assunto muito a sério e conduzindo uma investigação completa. Conforme explicado na declaração anterior, a Seagate não vendeu ou distribuiu essas unidades para varejistas. Não podemos fornecer detalhes da investigação em andamento, mas suspeitamos que essas unidades sejam produtos novos que a Seagate vendeu para clientes e depois foram revendidos por eles no mercado de usados. Nesse caso, acreditamos que as unidades foram revendidas em algum lugar na cadeia de suprimentos do mercado de usados ​​e revendidas como novas. Recomendamos que os varejistas comprem unidades somente de parceiros de distribuição certificados pela Seagate, pois comprar de parceiros de distribuição certificados pela Seagate é a melhor maneira de garantir a autenticidade dos produtos Seagate para varejistas e seus clientes.

A Seagate possui processos para investigar esses tipos de casos, com equipes trabalhando proativamente com nossos revendedores para tomar medidas quando necessário. Nossa equipe de segurança também trabalha regularmente com autoridades locais para tomar as medidas necessárias. Muitas investigações são iniciadas com base em denúncias e relatórios anônimos de parceiros e clientes. Essas medidas visam proteger os parceiros e clientes finais da Seagate em um mercado cada vez mais global.

Incentivamos qualquer pessoa que suspeite ter recebido uma unidade usada comercializada como nova a ajudar na investigação relatando o incidente diretamente para [email protected] . Além disso, os clientes que tiverem dúvidas se os produtos adquiridos correspondem às informações fornecidas pelos vendedores podem acessar nossa ferramenta de verificação de garantia . Discos rígidos e/ou vendedores suspeitos também podem ser denunciados anonimamente por meio de nossa linha direta de ética .

Somos gratos pela confiança que nossos clientes depositaram em nós e estamos determinados a fazer todo o possível para manter essa confiança.